MENU
Menu
Início Plataforma flutuante produzida com plástico reciclável gera energia apenas com movimento das ondas

Plataforma flutuante produzida com plástico reciclável gera energia apenas com movimento das ondas

6 de setembro de 2022 às 12:05
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Plataforma flutuante produzida com plástico reciclável gera energia apenas com o movimento das ondas
Foto: Sea Wave Energy/Divulgação

A britânica Sea Wave Energy Limited desenvolveu uma plataforma flutuante de energia renovável capaz de gerar energia através das ondas. O equipamento possui design simples, fácil instalação e manutenção.

A produção de energia renovável é um dos grandes desafios mais urgentes enfrentados para o desenvolvimento de um futuro sustentável, muitas tecnologias e pesquisas estão se desenvolvendo para substituir o uso de combustíveis fósseis. A energia solar e eólica estão ganhando cada vez mais espaço, entretanto, em cidades costeiras, a energia das ondas também está se destacando. Este é o caso da empresa britânica Sea Wave Energy Limited (SWEL), que criou um projeto-piloto de uma plataforma flutuante que converte a energia das ondas em eletricidade, a plataforma ganhou o nome de Waveline Magnet.

Plataforma flutuante que utiliza energia das ondas passa por testes

O equipamento é uma plataforma flutuante composta por várias partes em um sistema interligado por uma coluna. Desenvolvida para ser leve e modular, a estrutura que gera energia renovável é, ao mesmo tempo, robusta para suportar qualquer ambiente aquático, até mesmo oceanos com ondas gigantes.

Artigos recomendados

O design é muito simples e também possui uma grande facilidade de manutenção e instalação. O projeto da plataforma flutuante movido através da energia das ondas foi desenvolvido a partir de materiais recicláveis como plástico reforçado, o que realmente contribui para a sustentabilidade do dispositivo.

Uma única plataforma possui capacidade para gerar 100 MW de energia, de acordo com os testes iniciais. O equipamento já passou por testes em ambientes controlados e até mesmo em ambientes controlados e águas abertas e, de acordo com a maré e a energia das ondas, a geração de energia pode aumentar. 

As ondas movimentam boias instaladas no gerador de energia renovável, criando um movimento em cada uma das partes que está presa a uma coluna central por braços e alavancas. A movimentação dos flutuadores aciona estas alavancas que estão conectadas a uma coluna relativamente fixa e os movimentos verticais acionam geradores individuais, conectados a cada uma das boias.

Plataforma Flutuante pode funcionar com qualquer altura de ondas

Quando a energia das ondas atinge a plataforma flutuante, o sistema obtém uma leitura do tamanho e da velocidade da mesma, permitindo ajustar a extração de energia em cada gerador à medida que a onda se move pela linha.

Sendo assim, a SWEL garante que a máquina funcione em qualquer tipo de onda e que condições de ondas grandes não impactam negativamente o desempenho do dispositivo, entretanto, em contraste, melhoram o desempenho sem complicações de sobrevivência.

A energia renovável contínua gerada pelo equipamento pode ser enviada de volta à costa por meio de um cabo ou utilizada diretamente por consumidores de energia offshore. Para chegar a esta plataforma flutuante foram mais de 10 anos de pesquisa e testes. O resultado é um produto que pode gerar energia renovável a um custo muito baixo de acordo com a própria desenvolvedora.

A SWEL afirma que ainda está coletando dados, com informações de desempenho e projeções de escala, modelagem numérica e técnico-financeira, estudos de viabilidade e nível de desempenho da tecnologia ainda a serem divulgadas. Para que as plataformas sejam fabricadas em grande escala serão necessários testes mais severos, além de empresas e consumidores que desejam experimentar este tipo de tecnologia.

Tapete solar flutuante

A empresa holandesa Solar Duck desenvolveu um tapete solar que pode gerar energia renovável em alto mar. Geralmente, usinas solares flutuantes são unidas com outros modos de geração de energia e este é o caso da empresa que testará seu sistema na Bélgica e também integrado entre turbinas eólicas.

A ideia da empresa é desenvolver uma usina solar triangular desenvolvida para flutuar por vários metros acima da água. Sendo assim, o módulo balança com as ondas como um tapete, contribuindo na instalação e na manutenção de seus componentes elétricos.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR