Piauí alcança liderança em todo o Brasil no mercado de energia solar fotovoltaica

Valdemar Medeiros
por
-
14-06-2021 12:05:03
em Energia Renovável
Energia solar - fotovoltaica - Piauí Um trabalhador chinês anda nos módulos solares de um projeto de energia fotovoltaica na rede recém-instalado de 100 MW em 21 de julho de 2010 em Dunhuang, na província de Gansu, noroeste da China – (Foto de Feng Li / Getty Images)

Gerando mais de 3GW em energia renovável, o Piauí alcançou a marca de 1 GWH energia solar fotovoltaica, liderando o setor no país

O Piauí alcançou a liderança na capacidade de produção de energia solar em todo o Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a potência de energia solar fotovoltaica instalada no Piauí passou de 1 GWH. Logo atrás, ficou a Bahia, com uma capacidade de 800 MWh.

Leia também

Mercado de energia solar fotovoltaica lidera no Piauí

As fontes de energia solar e eólica foram responsáveis por mais de 90% da potência do Piauí no mês de maio, dando ao estado o título de um dos maiores geradores de energia renovável.

De acordo com a Aneel, a matriz energética do Piauí no último mês foi de 3,71 GW. Somente a geração de energia solar fotovoltaica é o quíntuplo da energia que é gerada pela Usina Hidrelétrica de Boa esperança, em Guadalupe. Ela tem capacidade de produzir cerca de 237.000 MW. Já em energia eólica, o Piauí alcançou a quarta colocação, com 2 GW.

Pronunciamento do diretor de Mineração

De acordo com a Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, a liderança do Piauí comprova a potencialidade na geração de riquezas, através de recursos naturais.

O diretor de Mineração, Ramon Campelo afirma que, mesmo com a liderança em energia solar fotovoltaica, ainda há diversas usinas que entrarão em operação. Ele afirma que as que estão em construção irão gerar 215 MW e as que ainda serão construídas prometem gerar 2 GW.

Já em energia eólica, no Piauí, estão sendo construídas usinas com uma capacidade de 500 MW e outros 944 MW de empresas que ainda serão iniciadas.

Piauí é referência em energia solar fotovoltaica e novos investimentos no estado podem colocar o estado no ranking mundial

O Piauí vem se desenvolvendo no setor por estar privilegiadamente localizado na região Nordeste, principalmente no chamado “cinturão solar”, que possui o melhor nível de radiação solar no Brasil. O Piauí conta com um período de 12 horas de sol e cerca de 5 kWh/m2 ao dia. As usinas de energia solar fotovoltaica trazem diversas vantagens, em todos os aspectos ao estado.

Durante sua construção, ela gera diversos empregos, economia para os municípios e contribui na geração de impostos quando a usina começa a operar.

Atualmente, o Piauí possui usinas fotovoltaicas em cinco municípios e, em relação à energia eólica, em nove. Grande parte das usinas são localizadas no semiárido, onde o IDH é menor do que a média do estado e a chegada de investimentos, como esse, é muito importante.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.