Energia solar no Brasil: Minas Gerais se mantém na liderança como estado com mais investimentos do setor

Energia solar - Minas Gerais - geração distribuída - Investimentos DUNHUANG, GANSU – JULY 21: Chineses instalando painel solar – Fonte: XIng-Uai Journal

Com diversos investimentos, Minas Gerais segue na liderança como estado que mais possui potência instalada em geração distribuída no Brasil, com 17,8% dos projetos de energia solar

Somente nos quatro primeiros meses deste ano (Janeiro a Abril 2021), foram adicionados 1,1 GW na capacidade de energia solar instalada no Brasil, incrementada pela Geração Distribuída, e mais da metade desse valor em Minas Gerais. Ao total, a geração distribuída e novos investimentos a partir da energia solar representaram a 1,8% da matriz elétrica brasileira no mês de abril, chegando a 8,813 GW.

Leia também

Dados da Absolar sobre a Geração distribuída

De acordo com a associação do setor de energia solar, ABSOLAR, a geração distribuída, nos meses de janeiro a abril, cresceu cerca de 17,8% chegando a um total de 5,485 GW, comparado a 4,654 GW em dezembro de 2020. Já a geração de energia solar centralizada se expandiu apenas 7,5% para 3,327 GW.

Minas Gerais continua sendo líder em geração distribuída entre os estados, com 17,8% dos projetos instalados, e logo atrás tem-se São Paulo (12,5%) e Rio Grande do Sul (12,4%). O principal motor da geração distribuída tem sido o setor residencial, com 40% da potência instalada. Em segundo lugar, vem o comércio com 36,7%, o segmento rural (13,1%) e a indústria (8,5%).

Investimentos em energia solar crescem cada vez mais em Minas Gerais

Minas Gerais terá a terceira maior usina solar do mundo

Como dito anteriormente, Minas Gerais é o líder entre os estados com maior potência instalada na indústria de energia solar e geração distribuída, possuindo 862,9 MW em operação. A estimativa é que esse número seja ainda maior, tendo em vista que ainda há muitos investimentos em andamento no setor.

A potência instalada de energia nesse setor em pequenos terrenos e telhados no estado de Minas Gerais responde sozinha por 18,5% de todo o parque de energia solar distribuída no Brasil. No total, são 74.511 conexões operacionais em 840 municípios dos 853 do território mineiro.

Atualmente, o número de consumidores de que usam da energia alternativa é de cerca de 103.733, número este que ainda irá crescer, já que, em Minas Gerais, os investimentos na modalidade estão crescendo cada vez mais.

Por que investir em energia solar?

Tendo em vista que o Brasil, assim como muitos outros países, tem como objetivo de diminuir a emissão de carbono, especialistas acreditam que o país deve se tornar um dos maiores mercados no quesito de geração distribuída no mundo.

A energia solar proporciona uma economia de até 90% na conta de luz, por ter o melhor custo-benefício.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.