Petrobras visa renováveis e pretende investir em energia eólica e solar, além de outros setores

Roberta Souza
por
-
02-12-2021 09:57:17
em Energia Renovável
energia- eólica -solar - Petrobras Fonte: efsolarbrasil.com.br

Petroleira manifestou interesse em investir em renováveis durante o Petrobras Day

A Petrobras está avaliando investir em energia eólica e solar, além de outros setores ligados às energias renováveis. A possibilidade veio a público durante o Petrobras Day, na última terça-feira (30), em uma fala do futuro diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da companhia, Rafael Chaves Santos.

Leia também:

O executivo também afirmou que a petroleira também tem avaliado investir no setor de hidrogênio e de energia nuclear. “Nesse momento, estamos estudando quais poderiam ser as melhores alternativas”, declarou Rafael, que assumirá o cargo a partir de 16 de dezembro.

A declaração do futuro diretor acalmou os investidores. Apesar de o PE da Petrobras 2022-2026 ter sido bem recebido pelo mercado, analistas demonstraram receio com o fato de que a Petrobras não previa investir nos segmentos de energia eólica e solar.

Sobre os investimentos em energias renováveis

O investimento em energias renováveis, como a solar e a eólica, são de grande vantagem ecológica. Por se tratarem de formas limpas e inesgotáveis de gerar energia, além de não poluir o meio ambiente por não ter emissão de CO², esse é um segmento com investimentos crescentes e de grande importância para corroborar com a sustentabilidade. Portanto, é de grande valia que empresas grandes como a Petrobras considerem investir nisso.

A energia eólica utiliza-se da força dos ventos para gerar energia elétrica, enquanto a solar utiliza-se da luz ou calor irradiados pelo Sol para o mesmo fim.

Campanhas publicitárias do Refino

No referente ao desinvestimento do Refino, a Petrobras pretende relançar, em 2022, os teasers das refinarias Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. Quem revelou o plano foram os diretores Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Rodrigo Araujo Alves, e de Refino & Gás Natural, Rodrigo Costa Lima e Silva.

Porém, a liberação dos novos teasers depende do ajuste de um novo cronograma e de acordos com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Além disso, a Petrobras divulgou, no final de novembro, o Plano Estratégico 2022-2026, o qual prevê investimentos de US$ 68 bilhões, com a maior parte destinada ao segmento de E&P. O segundo maior investimento será na área do Refino.

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos