Petrobras possui investimentos em startups internas visando ganho de valor e alavancagem dos resultados da estatal

Fábio Lucas
por
-
30-09-2021 23:51:00
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras, investimentos, programa, Startups Foto: Agência Brasil

Petrobras continua investindo em projetos de startups internas visando ganho de valor no próximos anos

Petrobras vem investindo nos últimos anos no programa Startups Internas, que pretende viabilizar inovações que foram pensadas pelos próprios empregados da estatal para a geração de valor, maximizando resultados e diminuindo os custos da estatal  

A edição atual do programa é voltada para ganhos financeiros, tendo 88 times internos que inscreveram suas propostas, porém somente 12 delas foram selecionadas nesta etapa do programa. As propostas selecionadas tinham em comum a capacidade de gerar valor à Petrobras. Esta etapa é composta por desenhos e experimentos para atestar a sua viabilidade.  

Petrobrás, Startups, investimentos, valor, programa
Rio de Janeiro – Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras usou, como um dos principais critérios para a escolha dos projetos, quanto aquele determinado projeto de inovação pode gerar em valor para a empresa nos anos seguintes. Os valores variaram entre R$ 50 milhões a até mais de R$ 3 bilhões. 

O programa estimula o intraempreendedorismo e revela talentos internos que pensam ‘fora da caixa’, exercendo o conceito de ‘dono de negócio’, o que me deixa muito orgulhoso como líder deste grande time”, declarou Nicolás Simone, Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras. 

Petrobras disponibiliza todo o suporte necessário

Os projetos selecionados recebem uma vasta gama de apoios para transformá-los em realidade, como suporte financeiro e tecnológico, além de mentoria com profissionais capacitados para transformá-los em realidade: “O programa de startups internas é responsável por engajar os colaboradores, acelerando a cultura de inovação dentro da companhia”, conclui Nicolás. 

A Petrobras já tinha investido em programas anteriores. O investimento da estatal já resultou em 22 startups internas, onde hoje já estão em estágio de aceleração. Um total de 9 soluções que podem ser aplicadas ao negócio também já foram criadas.  

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe