A atividade comercial da Petrobras será concentrada em três cidades após fechamento de escritório em Londres para enxugar os custos
A Petrobras informou em fato relevante, na manha deste dia (23/12), que no ano que vem irá racionalizar a sua presença internacional, considerando os três principais mercados de petróleo do mundo – Europa, América do Norte e Ásia. Petrobras quer mais mulheres liderando e lança plano estratégico de Equidade de Gênero
Leia também
- Petrobras põe à venda todo os campos de petróleo no RN, podendo deixar de operar no nordeste
- Petrobras põe à venda toda participação nos gasodutos Brasil-Bolívia e TSB
- 45 vagas! Construtora Odebrecht abre processo seletivo no RJ, SP, MG, BA, PA e PR para estudantes de nível superior
Para reduzir os gastos, a Petrobras informa que concentrará sua atuação comercial internacional nos escritórios de Roterdã, na Holanda, em Houston, nos Estados Unidos, e em Cingapura.
Desta forma, as atividades comerciais da Petrobras em Londres, na Inglaterra, serão transferidas para Roterdã. A mudança será iniciada no próximo trimestre e deverá ser concluída no segundo semestre de 2021.
- Petrobras anuncia MEGA projeto de FPSOs em Sergipe: Descubra como a MAIOR empresa de petróleo do país irá atender à crescente demanda global de energia
- Galp e Petrobras disputam participação em DESCOBERTA de 10 bilhões de barris de petróleo
- 5.111 km e 38 bilhões de metros cúbicos: China e Rússia inauguram um dos maiores gasodutos do planeta!
- Petrobras lança edital para plataformas FPSO’s para atender uma das maiores regiões petrolíferas do Brasil: Sergipe Águas Profundas SEAP-I e SEAP-II
“A iniciativa alinha-se às ações de redução de despesas corporativas dentro do plano de resiliência”, diz a estatal. Com esta medida, a economia com a desativação de escritórios externos desde 2019 atingirá US$ 13,5 milhões por ano em 2021.
Dos 18 escritórios externos que a Petrobras mantinha no fim de 2018, dez já foram fechados, além de Londres. Estão neste grupo as representações na China, no México, no Irã, na Turquia e nos Estados Unidos (Nova York). Em função dos desinvestimentos em operações já realizados, a Petrobras também desativou escritórios no Japão, no Paraguai, na Nigéria, na Tanzânia e na Líbia.
A companhia mantém, ainda, escritórios na Bolívia, Argentina, Colômbia e no Uruguai. Nesses três últimos países, há processo de desinvestimentos em curso, e a tendência é que, uma vez concluídos, os respectivos escritórios sejam também desativados.
Escritórios da Petrobras no Brasil
A concentração de atividades e a redução dos gastos com escritórios também têm sido realidade aqui no Brasil. Os 23 edifícios administrativos que a Petrobras ocupava no país há dois anos devem ser reduzidos a oito no primeiro trimestre de 2021, o que implica em redução de custos de até US$ 30 milhões no próximo ano.