Petrobras está vendendo as suas empresas e campos de petróleo, mas por qual motivo?

Valdemar Medeiros
por
-
11-10-2020 10:06:12
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras =campos de petróleo - empresas Bandeira da Petrobras

A Petrobras iniciou o processo de venda de alguns ativos brasileiros em linha com seu plano de melhorar a alocação de capital da empresa, concentrando cada vez mais seus recursos em águas profundas e ultraprofundas. Mas qual o motivo das vendas?

A Petrobras concordou em vender sua participação de 40% na empresa de GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda. para a White Martins Gases Industriais Ltda. por um preço não divulgado. O contrato de venda inclui um acordo para encerrar disputas societárias e arbitragem entre as empresas e ajustes aos termos de venda de gás pela Petrobras. A venda dos campos de Petróleo aguardam aprovação das autoridades de concorrência.

Leia também

Por qual motivo a Petrobras está vendendo os seus campos de Petróleo?

As vendas das empresas e campos de Petróleo são parte dos esforços da empresa em vender ativos não essenciais e se concentrar na produção de seus ricos campos de petróleo de águas profundas nas costas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa também está vendendo oito refinarias e, no ano passado, vendeu parte de sua participação na operadora de postos BR Distribuidora SA. A Petrobras ainda detém mais de 35% da empresa global e de postos de gasolina espalhados ao redor do Brasil, os planos de vender o restante foram suspensos.

A Petrolífera deseja se manter competitiva no mercado

A Petrobras deve seguir legislação específica que visa manter a comercialização de ativos competitiva, inclusive com licitações diferenciadas. As vendas também estão sob escrutínio de entidades governamentais.

Por fim, a Petrobras considerou as ofertas baixas nas venda dos seus campos de petróleo e está pedindo aos licitantes que aumentem os preços da refinaria do Paraná. Mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprove as vendas, a Petrobras não descarta ficar com os ativos se os preços não atenderem à faixa mínima definida por sua equipe técnica interna.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe