Produção de energia eólica bate recorde de geração no Nordeste

Roberta Souza
por
-
15-09-2020 10:37:19
em Energia Renovável
energia eólica, Nordeste, geração de energia Parques eólicos na região Nordeste

No Nordeste, região de maior concentração de parques eólicos, novo recorde ocorre na geração de energia eólica

A região Nordeste possui características que favorecem a geração de energia eólica. Segundo meteorologistas, com a queda das chuvas no segundo semestre, e consequentemente a diminuição da oferta de água para a produção de energia hidrelétrica, a região nesse período pode contar com grandes ventos para a geração de energia eólica. Recentemente, a região bateu novo recorde de geração de energia eólica.

Veja ainda outras notícias:

Nos meses de julho a setembro, os ventos na região litorânea podem chegar a 60 km por hora e no interior a 40 km. E é justamente nesse período que a região Nordeste tem batido recordes sucessivos de geração de energia eólica. Em agosto do ano passado, foram registrados três recordes e um deles foi a de geração instantânea.

Segundo o monitoramento feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, os sistemas registraram, no sábado, dia 22 de Agosto, às 22h, novo pico de geração chegando, desta vez, a 10.169 MW, com um fator de capacidade de 81%. Essa geração é suficiente para abastecer naquele momento de 97% da demanda de toda a região, ou seja, mais de 18 milhões de casas.

Nos meses de agosto e setembro, acontece o que é chamado de “safra dos ventos”. O nordeste é favorecido pela atuação de ventos com uma velocidade bem superior à necessária para geração de energia, além de ser unidirecional e estável, permitindo geração contínua. Com isso, é comum neste período acontecerem recordes anuais de produção.

A energia eólica no Brasil representa 9,5% da capacidade instalada na matriz elétrica, ficando atrás da hidrelétrica – 69,4% e térmica – 18,2%. Até 2024 é esperado que esse tipo de geração chegue a 11,4% da matriz e com isso, a Região Nordeste terá elevância.

Os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e o Piauí são os estados da região que mais geram energia. A Bahia com 2.357 MW, Rio Grande do Norte com 1.717 MW e Piauí com 1.022 MW. Essa geração é capaz de atender 50 milhões de habitantes.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos