1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras eleita 10ª vez maior empresa do Espírito Santo.
Localização ES Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Petrobras eleita 10ª vez maior empresa do Espírito Santo.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 29/11/2023 às 15:08
Petrobras, Espírito Santo, IEL-ES, prêmio, investimentos, petróleo, gás, FPSO, infraestrutura, energia, sustentabilidade, governança, transição energética, parceria, tecnologias.
Premiação reconhece pelo 10º ano consecutivo a importância da Petrobras no Espírito Santo Foto: Agência Petrobras

Petrobras investe em infraestrutura energética sustentável no Espírito Santo, com prêmio de reconhecimento do IEL-ES e planos para transição energética.

O plano recém-criado será colocado em prática com total consideração pelas pessoas, garantindo a segurança e respeitando o meio ambiente, com o objetivo de gerar valor duradouro para as próximas gerações. A governança será integralmente observada em todas as etapas de tomada de decisão e avaliações de projetos, assegurando a sustentabilidade e rentabilidade, além de promover uma maior transparência.

O Plano Estratégico 2024-2028+, que prevê a alocação de US$ 102 bilhões no Brasil ao longo do período em todos os seus setores de negócio, tem como objetivo preparar a Petrobras para o futuro e reforçar a empresa, iniciando um processo de integração de fontes energéticas fundamental para uma transição energética justa e responsável. Além do FPSO Maria Quitéria, outros projetos no Espírito Santo seguem a mesma linha, como os estudos para a implementação de dois parques eólicos (sendo um deles em parceria com a Equinor) no litoral sul do estado.

Exploração de Petróleo e Gás no Espírito Santo

O estado do Espírito Santo ocupa o terceiro lugar no ranking de produção de petróleo e gás da Petrobras. A empresa possui atualmente mais de 10 mil funcionários e terceirizados vinculados à sua sede capixaba, dos quais 7 mil estão envolvidos em operações offshore.
Dentre os investimentos planejados para o estado, a Petrobras tem como projeto iniciar a operação do FPSO Maria Quitéria em 2025, situado no litoral sul do Espírito Santo. Este será o primeiro projeto da empresa com uma plataforma all electric e um ciclo combinado de geração de energia, resultando em menores emissões de gases de efeito estufa. Durante o ciclo de produção estimado, com a implementação dessas novas tecnologias, o FPSO deverá reduzir a emissão de mais de 5 milhões de toneladas de CO2, demonstrando um compromisso importante com a sustentabilidade ambiental.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) reconheceu a Petrobras como a maior empresa e a maior indústria do Espírito Santo pelo décimo ano seguido. A notícia foi divulgada no Anuário IEL 200 Maiores e Melhores, lançado em Vitória no dia 29 de novembro. A homenagem reforça o relacionamento duradouro da Petrobras com o estado.

“Esse prêmio encerra um ano especial, em que a Petrobras comemora 70 anos e celebra os 15 anos da primeira extração de petróleo do pré-sal, um feito que ocorreu nas águas do Espírito Santo. Nós, a Petrobras e o estado do Espírito Santo, temos uma parceria de longa data que promete render muitos frutos nos próximos anos”, afirmou Eduarda Lacerda, gerente geral da Unidade de Negócios Espírito Santo da Petrobras, durante o evento.

Fonte: Petrobrás

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x