Petrobras contrata Fugro por três anos, para serviços de inspeção, reparo e manutenção submarina

Roberta Souza
por
-
17-08-2021 12:13:23
em Economia, Negócios e Política
Petrobras – Fugro – manutenção Embarcação da Fugro/ Fonte: Reprodução Fugro

O contrato entre a Petrobras e a Fugro está definido para começar ainda este ano. A concessão segue a conclusão bem-sucedida de um contrato anterior de 4 anos

A Petrobras concedeu à Fugro um contrato de três anos para serviços de inspeção, reparo e manutenção submarina (IRM) no Brasil. O contrato está definido para começar no quarto trimestre de 2021 e será executado a partir da Fugro Aquarius usando dois veículos operados remotamente (ROVs) de classe de trabalho de 3000 metros construídos pela Fugro. Confira ainda esta notícia: Petrobras inicia processo de venda de campo onshore na Bacia de Potiguar, no Rio Grande do Norte

O contrato entre a Petrobras e a Fugro

A concessão de manutenção entre a Petrobras e a Fugro segue a conclusão de um contrato anterior de quatro anos para serviços semelhantes a bordo do mesmo navio. Durante o contrato anterior, Fugro disse que realizou mais de 20.000 horas de operações de ROV bem-sucedidas para a Petrobras, ajudando a desbloquear insights de Geo-data sobre a condição dos ativos existentes e o ambiente circundante para as operações de petróleo e gás.

Rogério Carvalho, country manager da Fugro Brasil, diz que a empresa está muito satisfeita em receber este último contrato de manutenção, o que mostra mais uma vez nosso compromisso com o foco no cliente. Nossa comprovada excelência de entrega, junto com a eficiência de combustível do Fugro Aquarius, nos permitiu apresentar uma oferta comercial altamente competitiva atendendo a todos os requisitos técnicos da licitação, diz Rogério.

O executivo da Fugro ainda ressalta que esperam continuar o sucesso com a Petrobras neste novo contrato e consolidar a posição da empresa no mercado brasileiro de ROVs de IRM, que quase dobrou de capacidade no ano passado.

O serviço da Fugro

A empresa executou anteriormente para a Petrobras uma atribuição de manutenção de quatro anos para serviços semelhantes do mesmo navio, cronometrando mais de 20.000 horas de operações de ROV e fornecendo insights sobre a condição de várias instalações offshore.

O Fugro Aquarius tem 83 m (272 pés) de comprimento e foi projetado principalmente para trabalhos offshore no Brasil. Diz-se que sua propulsão diesel-elétrica limita o ruído e as emissões de carbono, enquanto seu sistema DP garante a navegação em uma ampla variedade de condições marítimas e de vento.

Confira ainda esta notícia: Petrobras fecha contrato com a SBM Offshore para afretamento e prestação de serviços do FPSO Mero 4, que será instalado no pré-sal, na Bacia de Santos

A Petrobras anunciou que assinou carta de intenções com a SBM Offshore para afretamento do FPSO Alexandre de Gusmão, que será a quarta unidade de produção do campo de Mero, primeira área de partilha da produção no pré-sal da Bacia de Santos. O contrato de afretamento é de 22 anos e a produção está prevista para ser iniciada em 2025.

O FPSO será a quarta plataforma do sistema definitivo do campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, e terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás por dia. O início da produção está previsto para 2025. Os contratos de afretamento e de serviços terão duração de 22 anos e 6 meses, contados a partir da aceitação final da unidade.

O projeto da Petrobras e da SBM Offshore prevê a interligação de 15 poços ao FPSO, sendo 8 produtores de óleo, 6 injetores de água e gás e 1 poço conversível de produtor para injetor de gás, através de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e injeção e dutos flexíveis de serviços.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe