Petrobras afirma que biocombustíveis serão fatores importantes para descarbonização dos transportes

Petrobras, biocombustíveis, descarbonização Petrobras

Roberto Castello Branco, CEO da Petrobras até o dia 20, diz que que os biocombustíveis, principalmente na aviação e navios, serão importantes para “descarbonizar”

Roberto Castello Branco, atual CEO da Petrobras, disse nesta terça-feira (02/03) que os biocombustíveis, especialmente utilizados para a indústria de aviação, se tornarão um fator importante na “descarbonização” da indústria de transportes no futuro. O exemplo da aviação é bem claro, pois os biocombustíveis utilizados são derivados da biomassa vegetal ou de resíduos. Comparados com os combustíveis para aviões tradicionais, eles produzem menos emissões de dióxido de carbono.

Veja também outras notícias do dia:

O executivo diz que “Para o futuro, estamos evoluindo para o biocombustível de aviação, o que será muito importante para a descarbonização do transporte, então estamos focando em navios e aviões”.

Atualmente, a Petrobras é uma das maiores exportadoras de combustível naval com baixo teor de enxofre da região. Concorrentes como a PDVSA da Venezuela e a Pemex do México não fizeram muito progresso na produção de combustíveis com baixo teor de enxofre necessários para os mercados de exportação nos últimos anos.

Biocombustíveis: alternativa para os aumentos dos preços da gasolina e diesel

Os biocombustíveis, fonte no qual todo material utilizado para geração de energia é a partir de biomassa orgânica, podem se tornar uma alternativa para reduzir os preços da gasolina e do diesel, que consecutivamente vem sofrendo reajustes. Nesse sentido, tomar medidas simples no ramo etanol, biodiesel, biogás e outros podem afetar positivamente no valor dos combustíveis fósseis.

Com a mudança de impostos e incentivos fiscais, é possível reduzir o custo do etanol, do biodiesel e de outros biocombustíveis. Dessa forma, o preço desses combustíveis também recairá sobre o consumidor final, o que pode reduzir bastante o consumo de fósseis e trocar os biocombustíveis. O Brasil pode reduzir ou zerar suas importações de diesel e gasolina, reduzindo o preço desses combustíveis.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos