Técnica com argamassa AC2 ou AC3 pigmentada transforma tijolos aparentes em área externa, cria textura decorativa, melhora a proteção contra umidade, sol e chuva e pode render de 3 a 4 metros quadrados por saco de 20 kg.
Tijolos aparentes em área externa podem receber proteção simples com argamassa AC2 ou AC3 pigmentada, aplicada diretamente na parede para reduzir exposição à umidade, sol e chuva, criando acabamento.
A orientação apresentada pelo SOS na Construção parte da preparação da argamassa conforme fabricante. Para um saco de 20 kg, a mistura citada usa de 3,5 a 4 litros de água, até atingir ponto adequado.
Parede protegida começa pela argamassa
A indicação por AC2 ou AC3 ocorre porque esses tipos ampliam aderência e flexibilidade, característica importante em área externa. Depois da mistura inicial, entra o corante marrom, na proporção de 250 gramas para 20 kg.
-
Pedreiro mostra como resolver umidade no rodapé antes que a parede apodreça: técnica simples
-
O detalhe retrô que muita gente colocou no banheiro para deixar a casa charmosa agora é questionado por designers porque multiplica rejunte, escurece com o tempo e transforma a limpeza em trabalho dobrado
-
A chamada Ponte do Futuro, de quase meio bilhão de reais, avança em sua construção e promete encurtar bastante o tempo de viagem da população
-
Antes de instalar portas e janelas, um erro no vão pode comprometer blindex e acabamento; técnica com régua, prumo, esquadro e folga de 1 mm ajuda a evitar problema
Após incorporar o pigmento, a massa deve descansar de 10 a 15 minutos, conforme recomendação do fabricante. Esse intervalo ajuda a deixar o material no ponto antes da aplicação sobre os tijolos expostos.

Umidade da base ajuda na aderência
Antes de receber argamassa, a parede deve ser molhada, principalmente em dias muito quentes ou quando a superfície está aquecida. A medida melhora a aderência e ajuda a evitar perda rápida de água da massa.
O procedimento também é citado como cuidado útil em rebocos, porque reduz risco de trincas e fissuras. A aplicação começa por partes, com a parede umedecida e a argamassa trabalhável.
Textura substitui o tijolo exposto
A primeira camada pode ser feita com desempenadeira de aço para preencher espaços e evitar falhas. A proteção indicada precisa chegar a pelo menos 5 milímetros de espessura para cobrir bem a superfície.
Em seguida, o acabamento pode ser feito com rolo próprio, sem esperar a primeira camada secar. A técnica cria aspecto semelhante a chapisco rolado, já colorido, com rendimento estimado entre 3 e 4 metros quadrados por saco.
Para reforçar a barreira contra chuva, a orientação cita resina sobre a argamassa seca.


Seja o primeiro a reagir!