1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Para não deixar faltar combustível no Brasil na virada de ano, Petrobras e o GT de Minas e Energia trançam estratégias
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Para não deixar faltar combustível no Brasil na virada de ano, Petrobras e o GT de Minas e Energia trançam estratégias

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/12/2022 às 18:38
A empresa vem diversificando a sua produção de refino e combustíveis com o Programa de BioRefino. A nova usina da Petrobras será voltada exclusivamente para o diesel renovável e o bioquerosene de aviação, principais apostas para o futuro do mercado.
Fonte: Guia do Investidor
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Questões como o abastecimento da Europa, refinarias, estoque de combustíveis da Petrobras entre outros temas, foram objetos de assunto para estas primeiras tratativas

Rio de Janeiro, 05 de dezembro de 2022 – A Petrobras reuniu-se hoje (05/12) com o subgrupo Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do GT de Minas e Energia, liderado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), para garantir que combustível suficiente estaria disponível para manter o país funcionando até o Réveillon. Esta foi a primeira vez que o GT se reuniu pessoalmente com funcionários da estatal brasileira. Na semana passada, houve mais uma reunião do grupo de transição com a Petrobras, mas virtual.

“Na reunião de hoje, levantamos algumas dúvidas sobre a política de estoque operacional da estatal. A Europa está pronta para um inverno rigoroso e um problema de preços”. Segundo Jean Paul, a Petrobras garantiu que está de olho no abastecimento de gasolina neste período e está tomando as devidas providências.

Prates disse que o negócio entre a Petrobras e o Cade, que resultou na venda de oito refinarias da estatal, também foi alvo de diversas questões. Também falamos sobre a logística da empresa, gerenciamento da cadeia de suprimentos e estratégias de refino.

Cronograma acertado com a Petrobras

A próxima reunião com o escritório está marcada para terça-feira (12/06). A estratégia de alienação recentemente adotada e o plano estratégico da corporação serão discutidos neste evento. Nosso trabalho é levar informações ao presidente Lula e à equipe de transição. Não estamos fazendo auditoria interna da estatal e não queremos expor dados sigilosos e estratégicos da empresa”, reiterou.

Integrantes do subgrupo, incluindo Rodrigo Leo, Deyvid Bacelar e Magda Chambriard, além do organizador do subgrupo, o senador Jean Paul Prates, estiveram presentes nos eventos do Rio de Janeiro. A Petrobras foi representada por Claudio Mastella (Diretor de Comercialização e Logística), Sandro Barreto (Gerente Executivo de Comercialização no Mercado Interno), Marcio Luz (procurador tributarista) e a advogada geral Taísa Maciel.

Segundo Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), o plano estratégico 2023-2027 da Petrobras, divulgado pela atual gestão da empresa, será revisto pelo novo governo, enfatizando, entre outros pontos, o aumento da capacidade interna de refino, para que o Brasil caminhe também para a autossuficiência em combustíveis e até para se tornar um exportador de derivados de petróleo.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos