Ocyan fecha contrato com a Petrobras para oferecimento de serviços voltados para as plataformas offshore do tipo FPSO

A Petrobras contará com os serviços de manutenção da Ocyan pelos próximos 4 anos para garantir a melhor infraestrutura das suas plataformas de produção offshore do tipo FPSO, com o objetivo de proporcionar mais qualidade e eficiência na produção dos combustíveis Foto: Agência Petrobras




A Petrobras contará com os serviços de manutenção da Ocyan pelos próximos 4 anos para garantir a melhor infraestrutura das suas plataformas de produção offshore do tipo FPSO, com o objetivo de proporcionar mais qualidade e eficiência na produção dos combustíveis

Após um contrato fechado durante a última segunda-feira, (09/05), a Ocyan passará a oferecer seus serviços às plataformas de produção offshore do tipo FPSO da Petrobras. Assim, os replicantes P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70 terão o apoio da empresa em serviços de manutenção, montagem e construção. Dessa forma, a estatal brasileira busca tornar a exploração dos combustíveis ainda mais eficiente e segura durante os próximos 4 anos de contrato. 

Plataformas FPSO P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70, da Petrobras, contarão com serviços de manutenção e montagem da Ocyan durante os próximos 4 anos após contrato fechado

A Ocyan é uma das gigantes brasileiras dentro do segmento de perfuração e produção offshore e oferece uma série de serviços a diversas companhias. Agora, a empresa fechou contrato com a Petrobras para garantir o apoio à montagem, manutenção e construção de plataformas do tipo FPSO. Mais especificamente, as replicantes P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70 serão as beneficiadas com os serviços da companhia ao longo dos próximos anos após a assinatura do acordo entre as empresas. 

Artigos recomendados

O contrato inicial fechado entre a Ocyan e a Petrobras está previsto para ser finalizado após 4 anos do início dos serviços. No entanto, caso a estatal brasileira verifique que as plataformas offshore FPSO necessitam de ainda mais obras da companhia Ocyan, ambas as empresas poderão dar continuidade na parceria em mais 2 anos. Esse é um contrato essencial para o segmento, uma vez que irá contribuir para que o negócio de manutenção e serviços offshore da companhia dobre de tamanho e se consolide novamente na posição de liderança no Brasil.

Dessa forma, Vinicius Castilho, diretor responsável pelo negócio de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan, destaca: “Alcançamos um patamar de expressão dentro da cadeia de manutenção e serviços offshore. A Ocyan vem evoluindo e os resultados aparecem com os três contratos assinados desde o começo do ano passado. Hoje temos uma representatividade relevante no que tange a market share no Brasil, com cerca de 15% a 20% em relação aos contratos globais de grande porte, principalmente, quando falamos de Bacia de Santos, onde teremos larga atuação.

Plataformas de produção offshore do tipo FPSO da Petrobras serão beneficiadas com obras de reparo e serviços de montagem ao longo dos próximos 4 anos

A Petrobras foi muito assertiva em sua escolha de companhia para o fornecimento de serviços às plataformas offshore do tipo FPSO, uma vez que a Ocyan é especializada nesse tipo de produção. Assim, entre os serviços que serão fornecidos pela empresa, os principais são de  manutenção e reparo das unidades. Mais especificamente, a Ocyan irá atuar no planejamento e execução de serviços de caldeiraria, soldagem, pintura, elétrica,  instrumentação e manutenção de equipamentos offshore.

Os replicantes offshore P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70 estão localizados atualmente na região de Tupi, Berbigão e Atapu. E, devido à capacidade para produzir individualmente 150 mil bpd e comprimir 6 milhões de m³/dia de gás cada, a Petrobras precisa garantir mais eficiência e segurança nessas operações. Dessa forma, o contrato com a Ocyan será essencial para a manutenção adequada das plataformas FPSO ao longo dos próximos 4 anos.

Ambas as empresas comemoraram a possibilidade de colaboração ao longo desses 4 anos previstos no contrato e afirmaram estarem empenhadas em garantir a melhor parceria nesse tempo. Com isso, a Ocyan expande mais e mais o seu portfólio no Brasil, enquanto a Petrobras toma novos rumos na produção offshore.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.