O FPSO MV-14 da Modec operado pela Petrobras por 16 anos, deixa o Brasil rumo a Europa para descomissionamento


FPSO MV-14 Cidade do Rio de Janeiro Petrobras Modec

o FPSO Cidade do Rio de Janeiro interrompeu suas operações com a Petrobras em 2018 e a Modec vem conduzindo o descomissionamento da unidade desde então

A MODEC  informou que, em 18 de fevereiro de 2020, o FPSO Cidade do Rio de Janeiro MV14 operado pela Petrobras na Bacia de Campos por mais de uma década, foi rebocado e deixou o mar territorial brasileiro em direção ao seu destino final no exterior. O FPSO será reciclado e o processo seguirá as recomendações de segurança e meio ambiente da Convenção Internacional de Hong Kong, que é uma convenção multilateral para a reciclagem segura e ambientalmente correta dos navios.

Em preparação para esse movimento, o MODEC conduzia atividades de limpeza e reparo para o FPSO no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, desde dezembro de 2019. O MODEC seguiu todas as etapas do processo definido pelos órgãos competentes.

O processo de descomissionamento já estava em curso na verdade quando o casco rachou,  derramando óleo no mar no Campo de Espadarte ( relembre o caso aqui). Foi decido pela empresas que o FPSO seria rebocado para o EJA

O FPSO, operado pela MODEC pela Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) desde 2007, encerrou seu ciclo de produção em julho de 2018.

50 mil empregos em operações de descomissionamento da Petrobras no Brasil

Todas as 21 unidades que serão encerradas definitivamente no Rio pertencem à Petrobras ou estão a serviço da empresa, segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Lucas Tristão, que prevê que a atividade gere 50 mil postos de trabalho, algo importante para o Estado, o maior produtor brasileiro de petróleo que enfrenta sérios problemas econômicos. Mais detalhes sobre estas operações é possível conferir na matéria completa de Renato Oliveira.

Método Emprego em 7 dias

Um método incrível e comprovado que ensina a conseguir emprego rápido em praticamente uma semana. Edson Beux ensina o caminho que vai desde de a montagem do currículo, até o aperto de mão no ato da contratação. Se você é um profissional experiente e busca recolocação no mercado ou sem você nunca trabalhou e está em busca do seu primeiro emprego, o Método Empregos em 7 dias resolverá o problema de ambos. Clique aqui e assista o vídeo introdutório, além de depoimentos reais de pessoas que tiveram sucesso.

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.