Novo combustível: Cientistas pretendem transformar gás do esgoto em hidrogênio para utilização em veículos

Valdemar Medeiros
por
-
15-09-2021 17:33:23
em Logística e Transporte
Cientistas - hidrogênio - esgoto - veículos - gás do esgoto Imagem: Divulgação/ACS Sustainable Chemistry & Engineering

Mirando na sustentabilidade, cientistas de Ohio pretendem transformar gás do esgoto, em hidrogênio que pode ser utilizado em veículos

Um grupo de cientistas do Laboratório de Pesquisa de Energia Limpa do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, pretende transformar gás que é emitido pelo esgoto em um novo combustível de hidrogênio que será sustentável e ajudará veículos a reduzirem a emissão de gases poluentes ao meio ambiente. De acordo com o co-autor do estudo e pesquisador da universidade, Lang Qin o sulfeto de hidrogênio, gerado pelos esgotos, é um dos gases que mais prejudicam o meio ambiente e a indústria.

Leia outras noticias relacionadas

Cientistas afirmam que ‘hidrogênio do esgoto’ pode transformar a indústria de combustíveis

De acordo com Qin, justamente pelo fato dos gases, que estão presentes nos esgotos serem tão prejudiciais, que vários cientistas estão buscando formas de transformar o sulfeto de hidrogênio em algo que não seja tão prejudicial e sim, valioso.

A forma encontrada pelos cientistas foi chamada de looping químico. De acordo com o estudo dos cientistas, o trabalho demonstra uma nova estratégia para a remoção de sulfeto de hidrogênio de alto rendimento com o uso de um transportador de enxofre de modificação de dopante de baixa porcentagem, fornecendo novos insights para uma estratégia de separação de dopante eficaz, ajudando no projeto de um futuro transportador.

Segundo os cientistas, o looping químico utiliza um material sólido para que a reação química seja quebrada em diversas reações bem menores, utilizando partículas de óxido de metal para fazer com que o oxigênio circule e o combustível seja queimado. Este mesmo processo já foi utilizado antes para queimar o carvão mineral sem emitir nenhum dióxido de carbono.

Testes em laboratório são promissores

O sucesso nos testes com o gás do esgoto permitiu que os cientistas utilizassem o mesmo princípio para transformar o sulfeto de hidrogênio, em hidrogênio combustível para veículos. Entretanto, os testes só foram realizados em laboratório até agora, ou seja, não é possível detectar como a estratégia funcionaria em grande escala.

De acordo com Qin, o quadro geral é que a equipe visa resolver o problema do gás de esgoto prejudicial e pensa que seu processo de looping químico permitiria isso.

Devido à falta de testes em escala industrial, o principal autor do estudo, Kalyani Jangam, pediu calma àqueles que estão mais ansiosos para ver a solução entrar em ação nas ruas e nos tanques de veículos movidos a hidrogênio. Segundo Jangam, ainda é cedo para afirmar se a pesquisa dos cientistas poderá substituir qualquer uma das tecnologias de produção de hidrogênio combustível existentes pelo mundo.

Marcas famosas já trabalham em veículos movidos a hidrogênio

De acordo com o autor do estudo, os cientistas ainda estão ajustando o processo de decomposição e fazer um produto valioso a partir disso. Sendo assim, brincou que as pessoas não podem sair recolhendo dejetos dos esgotos e jogando nos tanques dos carros.

Empresas já estão trabalhando pesado para colocarem veículos movidos a hidrogênio nas ruas e a japonesa Toyota divulgou que um de seus modelos, além de possuir um recorde em autonomia, ainda purifica o ar enquanto roda. Essas inovações mostram que além dos elétricos, os veículos a hidrogênio podem ganhar espaço no mercado futuramente.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe