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Novo Captiva elétrico será lançado no Brasil com base no SUV chinês Starlight S, repetindo estratégia usada com o Spark EUV

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/04/2025 às 12:24
Novo Captiva elétrico será lançado no Brasil com base no SUV chinês Starlight S, repetindo estratégia usada com o Spark EUV
Foto: Divulgação

Chevrolet confirma lançamento do Captiva EV no Brasil com design baseado no SUV elétrico chinês Starlight S

A Chevrolet está se preparando para lançar um novo SUV elétrico no mercado brasileiro em 2025: o Captiva EV, que será uma versão rebatizada do chinês Wuling Starlight S. A estratégia, já utilizada anteriormente com o Spark EUV, segue a linha da marca em trazer carros elétricos chineses mais acessíveis para a América do Sul através de sua parceria com a Wuling.

Imagens do novo modelo já circulam na internet após o veículo ser flagrado em um porto colombiano. Sem disfarces, o Captiva EV exibe o emblema da Chevrolet na dianteira e o nome “Captiva” estampado na traseira, indicando que o tradicional nome será reutilizado para batizar o SUV chinês. A versão mostrada, inclusive, carregava o nome “Premier”, repetindo a nomenclatura de versões já conhecidas do portfólio da marca no Brasil.

Design e estrutura do Captiva EV são mantidos iguais ao modelo Starlight S, com foco na identidade de marca

Apesar de adotar a marca Chevrolet e nome próprio no mercado latino-americano, o Captiva EV mantém o design e o porte originais do Starlight S, um dos novos SUVs elétricos da Wuling. O modelo já foi flagrado em testes no Brasil com a frase “Em breve sua vida será mais elétrica” adesivada na lateral, o que confirmava sua chegada iminente.

Externamente, as únicas mudanças são os logotipos e nomes comerciais. Toda a estrutura visual — faróis, lanternas, linhas da carroceria, rodas e acabamento — seguem o padrão do Starlight S. Essa escolha indica uma estratégia clara da montadora: manter os custos baixos e acelerar a entrada de carros elétricos chineses no Brasil com o reforço da identidade de uma marca global como a Chevrolet.

SUV elétrico Captiva terá autonomia de até 510 km no ciclo chinês e deve custar até R$ 400 mil no Brasil

O novo Captiva EV será equipado com um motor elétrico de 204 cavalos de potência, alimentado por uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) de 60 kWh. De acordo com os testes chineses, o modelo pode alcançar até 510 km de autonomia, embora no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), esse número deva cair para aproximadamente 300 km.

Com 4,74 metros de comprimento, o Captiva elétrico será posicionado entre o Equinox com motor a combustão (4,66 m) e o Equinox EV (4,84 m), reforçando seu papel intermediário na linha de utilitários da marca. O preço estimado para o Brasil deve variar entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, tornando-o mais acessível que o Equinox EV, atualmente vendido por R$ 440.190.

Chevrolet planeja lançar também versão híbrida do Starlight S para enfrentar concorrentes da BYD e GWM

Além da versão 100% elétrica, a Chevrolet também estuda trazer para o Brasil uma variante híbrida plug-in do Starlight S, visando competir diretamente com modelos como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, que lideram o segmento de híbridos no país.

Nesta configuração, o SUV combina um motor a combustão 1.5 aspirado de 106 cv com um motor elétrico de 204 cv, permitindo autonomia elétrica entre 60 km e 130 km, conforme a capacidade da bateria — que pode ser de 9,5 kWh ou 20,5 kWh. O objetivo da marca é oferecer uma alternativa de mobilidade eletrificada para quem busca autonomia estendida, sem abrir mão da praticidade do abastecimento convencional.

Estratégia da Chevrolet de rebatizar carros elétricos chineses visa democratizar acesso a modelos eletrificados

A reutilização de nomes já conhecidos, como Captiva e Spark, faz parte da estratégia da Chevrolet para facilitar a aceitação dos carros elétricos chineses no Brasil. O uso de nomenclaturas familiares pode aproximar o consumidor desses novos veículos, mesmo que eles sejam tecnicamente modelos inéditos vindos da Ásia.

Spark EUV, por exemplo, é baseado no Baojun Yep Plus, mas mantém o DNA visual e características mecânicas do carro chinês original. Agora, com o Captiva EV, a montadora reforça essa tática, apostando em um mercado que tem se mostrado cada vez mais receptivo aos SUVs elétricos — especialmente com a alta dos combustíveis e incentivos crescentes à mobilidade limpa.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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