Multinacional Bracell inaugura a maior e mais verde fábrica de celulose do mundo no interior de SP

Valdemar Medeiros
por
-
18-09-2021 19:18:36
em Indústria e Construção Civil
Bracell - fábrica - SP - multinacional - celulose Obras da nova unidade da Bracell em SP – créditos: Opovo

Expandindo sua produção de celulose no Brasil, a Bracell inaugurou sua fábrica em SP. A unidade da multinacional agora fabrica cerca de 4,5 milhões do produto e emprega mais de 6 mil pessoas

Na sexta-feira (17) a multinacional Bracell iniciou as atividades de sua fábrica, o Projeto Star, com a fabricação da primeira folha de celulose, estágio inicial da curva de aprendizagem da unidade. A startup viabilizou o ambicioso projeto de expansão da companhia em SP, que irá expandir e diversificar a produção da fábrica para 1,5 milhão de toneladas de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas de celulose kraft anuais. Com o início das operações, a empresa passa a ser a maior fabricante do produto no mundo.

Leia outras noticias relacionadas

Vice-presidente executivo da Bracell se pronuncia sobre a expansão da nova fábrica de SP

De acordo com o vice-presidente Executivo da Bracell, Per Lindblom, a multinacional tem orgulho de ser pioneira na construção de uma fábrica de celulose de nova geração que fornecerá produtos biodegradáveis e flexíveis utilizando tecnologia de ponta.

O executivo afirma que a empresa possui a maior caldeira de recuperação do mundo e o primeiro gaseificador de biomassa em operação na América do Sul. Esses e outros investimentos focados em desenvolvimento limpo, sustentável e economia circular demonstram a preocupação da multinacional com o clima, com o país e principalmente com a comunidade.

A nova fábrica em SP foi construída com duas linhas que operam flexivelmente. Até 2023, o planejamento da produção será realizado em etapas, com foco na estabilidade operacional dos dois produtos. Após esse período, as linhas serão usadas para a produção de celulose Kraft ou solúvel, segundo as demandas da companhia. Com a expansão concluída, a nova fábrica da Bracell em SP deve empregar cerca de 6.650 trabalhadores tanto diretos como terceirizados em suas atividades florestais, industriais e de logística.

Localização das fábricas e banco de talento da Bracell

A unidade empresarial da Bracell Lençóis Paulista fica situada na Rodovia Juliano Lorenzetti, Km 4, acesso pela, Rod. Mal. Rondon, saída 304, Lençóis Paulista – SP, 17120-000. Já a unidade de Macatuba pode ser encontrada pelo seguinte CEP – SP, 17290-000, próximo ao hotel mania.

Para ficar por dentro das oportunidades de emprego da Multinacional Bracell os interessados podem se inscrever no Banco de talentos, basta clicar neste link e você será redirecionado para o site oficial da empresa.

Nova fábrica da multinacional em SP gera empregos e faz uso de várias novas tecnologias

As tecnologias que foram aplicadas na unidade impressionam principalmente em relação aos investimentos para que os impactos no meio ambiente sejam reduzidos. Além do maior gaseificador de biomassa da América do Sul, a fábrica usará uma biomassa 100% renovável como matéria prima.

Já em relação ao eucalipto, as árvores serão cultivadas em áreas que eram ocupadas por pastagens ou estavam degradadas. A multinacional também foca na geração e distribuição de energia elétrica e como o processo de produção de celulose gera outros subprodutos que podem ser reutilizados, a companhia decidiu investir em equipamentos de última geração e em alta tecnologia nos seus ciclos de processos.

A Bracell também construiu uma subestação de 440 kV conectada à rede de transmissão com tecnologia GIS. A capacidade é de 420 MW, que são gerados por três turbogeradores que atendem à demanda da fábrica e permitem a exportação para a rede Sistema Interligado Nacional de até 180 MW excedentes de fontes renováveis que podem alimentar até 750 casas ou três milhões de pessoas.

Impactos ambientais relativo ao consumo d’água

Segundo o relatório de impacto ambiental – ” Em relação aos impactos decorrentes do consumo de água, os estudos efetuados confirmam a disponibilidade hídrica do rio Tietê, merecendo fazer algumas reflexões sobre a UGRHI 13 (Tietê – Jacaré), a qual registrou valores significativos de demanda para uso industrial, devido à presença de agroindústrias importantes na região. Os descartes dos efluentes líquidos tratados no rio Tietê não causará alteração de sua qualidade das águas no rio Tietê, atendendo os padrões legais do CONAMA e normas estaduais, em especial o Decreto 8468/76 e posteriores alterações. Isso é extremamente positivo, considerando os usos múltiplos da água, pois a captação de água e lançamento de efluentes tratados não afetarão as atividades de pesca, nem a qualidade hídrica do rio Tietê “. Veja o relatório completo em PDF no site da Bracell aqui.

Conheça a multinacional Bracell

A Bracell é uma das maiores fabricantes de celulose especial e solúvel do mundo, com duas principais operações em território brasileiro, sendo uma em Lençóis Paulista (SP) e outra em Camaçari (BA). Além de suas atividades fabris no Brasil, a empresa conta com escritórios administrativos e de venda em Cingapura, na Europa, EUA e Ásia.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe