EUA desenvolve míssil hipersônico com motores scramjet que pode atingir a Mach 5. O projeto Mayhem visa expandir a capacidade ofensiva do país para atingir alvos a longa distância.
Míssil hipersônico: A empresa fornecedora líder de soluções de segurança dos EUA, Kratos Defense & Security Solutions, afirmou recentemente que sua Divisão de Serviços de Sistemas de Defesa e Foguetes (DRSS), que atua ao lado da Divisão de Sistemas Não Tripulados da Kratos, recebeu um contrato da Leitos para auxiliar no Programa de Ataque, também conhecido como Caos e o Expendable Hypersonic Multi-Mission ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
Míssil hipersônico servirá para aprimorar a capacidade ofensiva à distância dos EUA
O Projeto Mayhem foi criado para desenvolver um sistema de respiração aérea hipersônico, com capacidade para realizar missões de ataque e inteligência, vigilância e reconhecimento (IRS) e possui uma capacidade de carga superior do que a AGM -183A (ARRW), arma de resposta rápida lançada do ar. O míssil hipersônico, que pode chegar a Mach 5, visa melhorar a capacidade dos EUA de atacar alvos à distância, permitindo atacar alvos bem defendidos.
A estimativa é que até este ano, o Mayhem seja implantado formalmente. O programa também planeja desenvolver o Conceito de Arma de Respiração Hipersônica (HAWC), entre outras coisas, para a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, apesar de pouca informação ter sido divulgada sobre o Mayhem.
- O que vai acontecer nos próximos 1.000.000.000 de anos — Qual é o futuro da raça humana e do nosso amado planeta Terra?
- iPhone 17 pode ter uma grande mudança e o culpado é Donald Trump
- Os oceanos estão mudando de cor! Humanos são os principais responsáveis
- A guerra nos céus: SpaceX e milhares de satélites Starlink podem prejudicar a atmosfera; cientistas pressionam por pesquisas enquanto Elon Musk domina o jogo com apoio do governo Trump
Os comunicados à imprensa ressaltam que a Leidos utilizará engenharia com base em modelos e sistemas digitais. Isso se encaixa em uma estratégia da Força Aérea dos EUA, que dá à engenharia digital uma prioridade maior no desenvolvimento de armas para impulsionar o desenvolvimento e tornar os projetos mais exatos.
A empresa afirma que este novo contrato para o projeto Mayhem ajudará o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea a desenvolver um sistema de mísseis hipersônicos de respiração aérea durante os primeiros 5 anos de seu período de desempenho.
Motor scramjet é utilizado em míssil hipersônico que atinge a Mach 5
A Revisão dos Requisitos do Sistema e a Revisão do Projeto Conceitual serão feitas como parte da ordem de trabalho inicial em um ambiente de Engenharia Digital. A Kratos participará da equipe System Design Agent (SDA) para o projeto Mayhem ao lado da Leidos, Draper e Calspan.
O SDA pretende desenvolver um sistema que facilite o uso rápido de tecnologias importantes e utilize habilidades e recursos de vários parceiros do setor.
Como parte desta iniciativa, o SDA também utilizará as melhores mentes para fazer a pesquisa e o desenvolvimento necessários para produzir protótipos de sistemas hipersônicos multimissão que podem respirar ar. O SDA supervisionará projetos, testes e protótipos para completar um pacote de dados técnicos para sistemas de armas hipersônicas práticos e de alto desempenho e entregá-lo ao governo dos EUA.
Os sistemas hipersônicos de respiração aérea são impulsionados por motores scramjet, permitindo que o míssil percorra longas distâncias a velocidades maiores que Mach 5.
Empresas se pronunciam sobre parceria do projeto
A equipe SDA está encarregada de projetar um sistema hipersônico que inclui uma fuselagem, um booster, um sistema de propulsão, aviônicos e subsistemas de veículos que são melhores do que os atuais sistemas de respiração aérea em termos de alcance e capacidade de carga.
Segundo o presidente do DRSS, Dave Carter, esta oportunidade fornecerá uma capacidade única para os combatentes dos EUA e a empresa está entusiasmada para compor o novo projeto Mayhem.
Carter ressalta que, como membro-chave da equipe SDA, a Kratos impulsionará o sucesso da missão utilizando seus princípios ágeis de engenharia digital comprovados em voo e muita experiência em propulsão de alto desempenho, design de veículos aéreos e hipersônicos.