1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mirando na sustentabilidade no mercado global, Mercedes-Benz anuncia novo projeto de reciclagem de baterias em fábrica localizada em Kuppenheim, na Alemanha
Tempo de leitura 3 min de leitura

Mirando na sustentabilidade no mercado global, Mercedes-Benz anuncia novo projeto de reciclagem de baterias em fábrica localizada em Kuppenheim, na Alemanha

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/03/2023 às 22:53
O objetivo do novo projeto da companhia automobilística é contribuir com a minimização da utilização dos recursos naturais em seus processos produtivos. A nova fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz será mais um passo para a sustentabilidade.
Fonte: Automotive Business
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O objetivo do novo projeto da companhia automobilística é contribuir com a minimização da utilização dos recursos naturais em seus processos produtivos. A nova fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz será mais um passo para a sustentabilidade.

A companhia automobilística multinacional Mercedes-Benz investe em sustentabilidade e compromisso ambiental. Visando reduzir a utilização de recursos naturais em seus processos produtivos, a empresa anunciou um novo projeto de reciclagem de baterias em uma fábrica que será instalada em Kuppenheim, na Alemanha. O objetivo da empresa é colocar a planta em funcionamento até o fim deste ano, impulsionando suas iniciativas ESG.

Nova fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz na Alemanha reforça o posicionamento de comprometimento ambiental da companhia automobilística

Uma das maiores companhias automobilísticas do mercado global, a multinacional Mercedes-Benz agora se volta para novas iniciativas de compromisso ambiental para seus processos produtivos.

A empresa anunciou uma nova fábrica de reciclagem de baterias localizada em Kuppenheim, na Alemanha. A planta visa reduzir o consumo de recursos naturais na produção dos automóveis, impulsionando assim a sustentabilidade em suas atividades.

Segundo o comunicado, a previsão é de colocação da fábrica em produção já no fim deste ano, para acelerar o projeto da companhia.

“Em função do resultado das promissoras discussões com o setor público, apenas alguns meses mais tarde será criada uma instalação-piloto de hidrometalurgia”, informou a Mercedes-Benz.

Ela investe agora no pioneirismo na Europa. Essa é a primeira fábrica do continente a adotar a iniciativa de reciclagem de baterias para contribuir com o compromisso ambiental.

Além do projeto da nova planta de reciclagem, a Mercedes-Benz anunciou que está realizando investimentos milionários em um plano de construção da central elétrica neutra em CO2, financiada pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha.

Dessa forma, a nova fábrica de reciclagem de baterias será totalmente livre de emissão de carbono nas suas atividades.

Companhia pretende abranger todas as etapas de reciclagem de baterias em sua nova fábrica durante os próximos anos

Para os próximos anos, o objetivo da Mercedes-Benz com o projeto da nova fábrica na Alemanha é tornar ela ainda mais eficiente em seu objetivo inicial. Dessa forma, a companhia automobilística pretende desenvolver todas as etapas de reciclagem de baterias na planta.

O objetivo é realizar desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias.

Segundo a empresa, todo esse processo permite uma “verdadeira economia circular das matérias-primas para o fabrico de baterias”.

A projeção da multinacional para sua nova planta é que ela possua uma capacidade anual de 2.500 toneladas durante os primeiros anos de funcionamento. No entanto, ela destacou que, a médio e longo prazo, os números serão expandidos, segundo a necessidade da empresa.

A Mercedes-Benz segue agora com os investimentos para o projeto de construção da nova fábrica de reciclagem de baterias na Alemanha.

Conheça a Mercedes-Benz

Na liderança no mercado automobilístico de luxo, a Mercedes-Benz tem mais de um século de existência, que começou na Alemanha em 1924, com Gottlieb Daimler e Carl Benz — os construtores dos primeiros automóveis motorizados do mundo.

Fonte: NETMOTORS TV

A montadora surgiu como uma fusão entre a Benz & Cie e a Daimler-Motoren-Gesellschaft, uma das mais antigas fabricantes do setor, e que inclusive produziu seus próprios motores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos