MENU
Menu
Início Logística sustentável garante eficiência na entrega de produtos com redução de impactos negativos ao meio ambiente

Logística sustentável garante eficiência na entrega de produtos com redução de impactos negativos ao meio ambiente

9 de março de 2023 às 14:07
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
logística sustentável
No Brasil, o transporte logístico é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa

Mudanças climáticas ameaçam o planeta, por isso grandes empresas que operam diretamente na distribuição de produtos devem ter o compromisso de realizar ações de redução de danos ambientais

O conceito de logística sustentável é compreendido como um conjunto de ações desenvolvidas pelas empresas de distribuição de produtos sem impactos negativos ao meio ambiente ou com redução máxima possível, porém mantendo-se a eficiência dos processos de armazenamento, entrega e transporte. Essas ações sustentáveis tem se tornado cada vez mais recorrente, devido à urgência que é a redução dos impactos sentidos na natureza, que, como resultado, afeta na qualidade de vida das pessoas. 

O setor logístico contribui com 21% das emissões totais de dióxido de carbono do mundo. E no Brasil não é diferente. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o transporte logístico é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa por aqui.

Artigos recomendados

No entanto, várias empresas domésticas tem adotado medidas de redução de impacto ambiental, o que tem trazido também bons resultados nas contas e o aproveitamento para que o marketing seja trabalhado nesse sentindo.

Natura, empresa de beleza, por exemplo, adota a logística reversa, que é a retirada circulação de embalagens para reciclagem. O Boticário também adota um programa de logística sustentável no Brasil em seus processos, permitindo que frascos, potes e outras embalagens dos produtos da marca sejam entregues para serem recomprados em parte.

Já a rede de supermercados Pão de Açúcar foca na logística reversa de resíduos e equipamentos eletrônicos, permitindo que embalagens que foram deixadas pelos consumidores nas Estações de Reciclagem ou nos Caixas Verdes das lojas voltem às gôndolas.

Latino-americanos estão entre os mais preocupados com as mudanças climáticas, por isso logística sustentável é cada vez necessária

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 55,8% dos entrevistados concordam que o Poder Público e as empresas devem empreender esforços práticos visando a sustentabilidade e preservação ambiental.

Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que 38% dos clientes procuram saber se o produto que está adquirindo foi produzido corretamente e se a empresa está preocupada com os efeitos que isso gera ao meio ambiente. Os dados foram reunidos numa pesquisa de perfil do consumidor.

É por conta dessa conscientização que cada vez mais os consumidores preferem escolher produtos ecologicamente responsáveis, exigindo mais informação para avaliar a sustentabilidade da cadeia de abastecimento global e dos produtos que compram, bem como as matérias-primas utilizadas, além das condições em que foram produzidos e a logística sustentável dos mesmos.

O que a maior empresa de logística do planeta tem feito?

A Maersk, maior empresa de logística do planeta, utiliza a plataforma Emissions Dashboard, que dá visibilidade à pegada de carbono em toda a cadeia e canais comerciais. Esta é uma ação importante que contribui para sustentabilidade através da otimização da digitalização.

A plataforma consolida os dados de emissões de todas as transportadoras, sejam elas da própria companhia ou de terceiros. Nela é possível ter visibilidade total dos dados de emissões da movimentação dos produtos em sua cadeia de suprimento de ponta a ponta, acesso a relatórios em conformidade com os padrões GLEC, periodicamente e de maneira descomplicada, além de obter sugestões sobre quais ações adotar para reduzir emissões e tornar-se sistematicamente neutro em carbono.

“Muitas empresas estão buscando uma análise precisa da pegada de carbono para ajudá-las a otimizar os investimentos e garantir que a estratégia de sustentabilidade escolhida tenha o impacto mais significativo possível. A maioria das cadeias de abastecimento é fragmentada e, portanto, muito complexa devido ao aumento do número de partes interessadas. E nosso objetivo é garantir visibilidade total para que eles aproveitem suas jornadas em direção a cadeias de suprimentos descarbonizadas”

Eric Domínguez – diretor de Soluções Logísticas da Maersk América Latina

Percebemos, então, que elaborar estratégias e investir em sustentabilidade se tornou uma necessidade para reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas e para a longevidade dos negócios. A logística e a sustentabilidade resultam no aumento de produtividade, na melhoria da imagem para a empresa que passa a ser notada como um negócio preocupado com o planeta e a humanidade.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR