Menu
Início Ministro de Portos e Aeroportos conversa com governo de SP, sobre o projeto de privatização do Porto de Santos

Ministro de Portos e Aeroportos conversa com governo de SP, sobre o projeto de privatização do Porto de Santos

20 de janeiro de 2023 às 17:03
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Ministro de Portos e Aeroportos conversa com governo de SP sobre o projeto de privatização do Porto de Santos
Ministro de Portos e Aeroportos conversa com governo de SP sobre o projeto de privatização do Porto de Santos (Foto/divulgação)

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, disse na quinta-feira (19) que conversou ontem com o secretário do governo de São Paulo, Gilberto Kassab, sobre o porto de Santos. A conversa segue com o governador Tarcísio de Freitas (Republicano) que conversou com Lula sobre o assunto na semana passada.

Aproveitando a oportunidade, Tarcísio disse ao Broadcast que Lula não fechou as portas ao projeto de privatização, embora soubesse da delicadeza do assunto para o governo do PT. Nesta sexta-feira (20), o ministro de Portos e Aeroportos voltou a dizer que abandona a venda da autoridade portuária, mas reconheceu a possibilidade de adjudicar serviços específicos atualmente controlados por empresas estatais.

“A tese vencedora das eleições é contrária a essa lógica de venda da autoridade portuária. Discutimos sobre a privatização dos serviços que podem eventualmente, serviços novos como, por exemplo, dragagem”, disse França a jornalistas após sair de reunião com a número 2 da Casa Civil, Miriam Belchior.

Artigos recomendados

Ministro de Portos e Aeroportos tenta aproximar ideias com lideranças do estado de SP

Ele também disse que uma reunião do conselho portuário será realizada na próxima semana para que o governo possa mudar a direção da empresa do terminal. “Como não fizemos mudanças nas autoridades portuárias, os diretores titulares são como eles, a partir desta semana, com as mudanças, semana que vem todas as comissões portuárias vão se reunir para mudar o rumo dos portos e aí a gente começa o nosso caminho”, disse .

Sobre a conversa com Kassab sobre Porto Santos, ele disse que a conversa foi para aproximar ideias e conceitos. “Minha impressão é que o próprio governador Tarcísio entende que a lógica da privatização do poder está ultrapassada por causa das mudanças eleitorais”, afirmou. Ele também citou o projeto do túnel seco entre Santos e Guarujá, que está inserido no modelo de privatização do Porto. Segundo ele, “é só dar um lance”. “É o projeto administrativo básico que o governo do estado faz. Basta licitar. Seria uma grande conquista se conseguíssemos fazer, começando com uma obra desse porte”, disse o ministro de Portos e Aeroportos.

Como o Broadcast já indicou, uma das ideias de Tarcísio de Freitas para os túneis secos, caso a privatização do porto não seja avançada, é criar uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar a obra, com VPL negativo.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar