Início Mineração: agora é possível a redução de 63% das horas de manutenção corretiva e melhorar produtividade através de técnicas modernas no setor, afirma Icro Group

Mineração: agora é possível a redução de 63% das horas de manutenção corretiva e melhorar produtividade através de técnicas modernas no setor, afirma Icro Group

13 de junho de 2022 às 09:05
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mineração: agora é possível a redução de 63% das horas de manutenção corretiva e melhorar produtividade através de técnicas modernas no setor, afirma Icro Group - Pixabay
Mineração faz parte da economia brasileira e automatizar processos pode melhorar o PIB – Pixabay

Com o uso de tecnologias, as empresas de mineração poderão reduzir exponencialmente os gastos com funcionários parados. Tudo isso através de estacas complexas de logística. 

Por intermédio de coletiva de imprensa, a Icro Group, empresa de mineração brasileira,  afirmou que está desenvolvendo uma série de técnicas voltadas para a otimização e aumento da produtividade nas minas, junto à redução do tempo de ao menos 63% da  manutenção corretiva.  A pesquisa realizada considerou como base os resultados do uso de Peneira Vibratória. Conforme a instituição, maiores processos de logísticas e o uso de ferramentas tecnologias poderá fazer com que os funcionários fiquem menos parados, melhorando a resolução de falhas durante a realização de determinadas funções. 

A Peneira Vibratória é uma ferramenta bastante utilizada na indústria para a separação do carvão, que já tem uma alta acumulada de ao menos 103% durante o último ano. Chamada tecnicamente de granulometria, esta ferramenta permite que a separação seja realizada de várias formas, inclusive pelo tamanho do mineral. Ao aumentar a disponibilidade física da mesma, conseguiram reduzir significativamente mais de  63% de horas paradas para a manutenção corretiva prevista pela Engenharia de Confiabilidade Qualitativa e Quantitativa. Ou seja, quanto uma máquina parada for parada para sua manutenção, haverá outra funcionando, o que permitirá que todos os colaboradores estejam ativos.

Artigos recomendados

A manutenção corretiva da Peneira Vibratória teve diminuição de 536 horas de duração para cerca de 190 horas, tanto Icro Group quanto o setor de mineração comemoram. 

Vídeo mostra mais sobre Icro Group sua atuação tanto no Brasil quanto em Moçambique. Fonte: Icro Group.

O ganho  potencial, com a redução da manutenção corretiva da Peneira Vibratória, chegou a mais de US$ 88 milhões, visto que houve uma redução de ao menos 63% das horas gastas em correção.  A maioria dos problemas relacionados aos maquinários, conforme a pesquisa levantada pela instituição, estavam relacionados aos defeitos na longarina  45%; e defeitos na chapa lateral, 23%. Cerca de 14% foram referentes a outras falhas. 

A  Icro Group afirmou que não basta apenas aumentar a disponibilidade de maquinários, como também realizar o gerenciamento de ao menos três principais pilares na instituição, sendo: pessoas, Processos e Tecnologia. Todos os três pilares, atualmente, estão fazendo parte da indústria 4,0. 

 O líder de Desenvolvimento, Estratégia e Inovação da Icro Group, Armando Marsarioli, afirmou, por intermédio da coletiva de imprensa, que a parada de máquinas fora do período esperado vem causando uma série de danos para o mercado de mineração. E isso impacta nos custos e riscos levantados pelas instituições no segmento. Tudo deve ser extremamente calculado e bem pensado para aumentar a produtividade  e os ganhos, afirma. O principal ganho, com o descobrimento de novas tecnologias, é que haja uma diminuição exponencial dos custos para manter os maquinários, possibilitando maior lucro ao final de cada trimestre. 

Para que essa categoria de desenvolvimento se faz cada vez mais importante para a  economia brasileira? De acordo com dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o aumento de produtividade no setor de mineração do Brasil teve alta de 7% de 2020 para 2021, chegando a mais de 1,1 bilhões de toneladas.  

Icro Group

A Icro Group é uma instituição fundada durante o ano de 1954, é uma ‘startup’ brasileira voltada para o desenvolvimento de maquinários industriais na área de mineração.

Relacionados
Mais recentes