1. Início
  2. / Construção
  3. / Minas Gerais desponta no mercado mundial com o primeiro Centro de Monitoramento online de Máquinas Industriais
Tempo de leitura 2 min de leitura

Minas Gerais desponta no mercado mundial com o primeiro Centro de Monitoramento online de Máquinas Industriais

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 21/02/2022 às 09:30
Monitoramento remoto Maquinas Industriais ICROGROUP 2
Sala de monitoramento remoto sob gestão da Icro Group. Fonte: Infomutus

O estado mineiro ganha notoriedade na modalidade de controle/monitoramento em tempo real de maquinas e equipamentos na indústria global

Na última sexta-feira (18/2), às 14h, o Estado de Minas Gerais passou a compor a lista seleta de localidades no mundo que possuem forte potencial em estratégia e inteligência industrial. A cidade de Alfenas foi a sede escolhida para receber o Centro de Análises Preditivas (CAP) e a ICRO Digital.

Leia mais sobre outros projetos implementados em Minas Gerais

O CAP será o primeiro Centro de Monitoramento online de Máquinas Industriais de Minas Gerais e se tornará uma referência internacional por gerenciar, remotamente e, em tempo real, a performance de equipamentos. A estratégia possibilita maior previsibilidade contra falhas prematuras ou não-previstas, aumentando a produtividade das fábricas e minimizando, inclusive, riscos de acidentes.

A inovação tecnológica acompanha a ICRO Digital, uma startup incubada junto à NidusTec e Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG. A unidade também irá contribuir para o posicionamento tecnológico e mundial do Estado pois promoverá a aproximação das necessidades fabris, relativas ao contexto da Indústria 4.0, aos recursos e estrutura da Universidade, inclusive com pesquisadores, fortalecendo o foco na Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação de tecnologias de alto valor agregado, utilizando Inteligência Artificial para a geração de máquinas autônomas no que tange às decisões de manutenção e conservação.

Saiba Mais:

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos