Um país rico em petróleo surpreende ao adotar os carros elétricos como preferência nacional, com 90% dos veículos vendidos sendo movidos à eletricidade.
Em um mundo onde a mobilidade sustentável ganha cada vez mais destaque, um país nórdico, rico em petróleo, está se destacando ao transformar sua frota automotiva.
Com quase 90% das vendas de carros novos em 2024 sendo de modelos totalmente elétricos, a nação mostra como políticas consistentes e incentivos fiscais podem impulsionar uma mudança histórica.
A Noruega, mais uma vez, demonstrou sua liderança global na transição para uma mobilidade sustentável.
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Dados divulgados pela Federação Norueguesa de Estradas (OFV) confirmam que 88,9% dos carros novos vendidos em 2024 no país eram totalmente elétricos. Esse número coloca o país nórdico mais perto de alcançar o objetivo de eliminar veículos a combustão interna do mercado.
Enquanto outros países da União Europeia enfrentam grandes desafios para cumprir metas de vendas de veículos elétricos, a Noruega está prestes a se tornar o primeiro país do mundo a operar exclusivamente com automóveis de emissões zero.
A chefe da Federação Norueguesa de Estradas, Christina Bu, prevê que o país praticamente eliminará os carros movidos a gasolina e diesel em um futuro próximo.
Petróleo é abundante – O preço do combustível é elevado?
Curiosamente, apesar de ser um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, o preço da gasolina por lá é elevado, frequentemente superando a média europeia, como parte de uma estratégia para desestimular o uso de combustíveis fósseis.
Ao longo dos últimos anos, o preço médio da gasolina na Noruega oscilou entre 2,3 e 2,5 euros por litro, uma das mais altas da Europa.
Para efeito de comparação, na Alemanha, o preço médio gira em torno de 1,8 euros por litro, enquanto na França é cerca de 1,9 euros.
Essa diferença significativa é resultado direto da aplicação de impostos que penalizam o consumo de combustíveis fósseis, redirecionando recursos para iniciativas que favorecem a mobilidade elétrica.
Tesla domina, mas outras marcas também brilham
A Tesla se consolidou como a marca mais vendida na Noruega em 2024, com 24.259 unidades registradas.
O Tesla Model Y liderou o ranking geral, com impressionantes 16.858 unidades comercializadas, seguido pelo Tesla Model 3, com 7.264 unidades.
Outros modelos populares também se destacaram, como o Volvo EX30 (7.229 unidades), o Volkswagen ID.4 (7.222 unidades) e o Toyota bZ4X (6.007 unidades).
Entre os dez carros mais vendidos, nove eram 100% elétricos. A única exceção foi o Toyota Yaris, um híbrido que ocupou a 9ª posição devido ao seu baixíssimo consumo de combustível.
Estratégias de sucesso
O avanço nas vendas de carros elétricos na Noruega é resultado de políticas públicas consistentes.
O país aplicou altas taxas de impostos sobre veículos a combustão, enquanto ofereceu incentivos fiscais generosos para modelos elétricos.
Benefícios como isenção de impostos de importação e IVA tornaram os carros elétricos mais acessíveis à população.
Paradoxalmente, essas políticas foram financiadas pelos lucros gerados pela indústria de petróleo e gás. Em 2023, a Noruega produziu 2 milhões de barris de petróleo bruto por dia, classificando-se como o 12º maior produtor mundial.
As exportações de petróleo, gás natural e derivados representaram 62% do valor total exportado pelo país em 2023, atingindo aproximadamente 1,2 trilhão de coroas norueguesas, cerca de 111,6 bilhões de dólares americanos.
Frota elétrica ultrapassa gasolina
Outro marco significativo foi alcançado em setembro de 2024, quando a frota de veículos elétricos superou a de carros a gasolina.
Segundo a OFV, dos 2,8 milhões de automóveis registrados no país, 754.303 eram elétricos, enquanto 753.905 eram movidos a gasolina.
Embora os carros a diesel ainda sejam maioria, com 999.715 unidades registradas, suas vendas estão diminuindo rapidamente. O mercado norueguês reflete uma mudança consistente e acelerada para uma mobilidade mais limpa.
Continuidade política
A chefe da OFV, Christina Bu, destacou que um dos principais fatores para o sucesso da Noruega foi a continuidade das políticas públicas voltadas à mobilidade elétrica.
Independentemente do partido no poder, o país manteve esforços consistentes para incentivar a adoção de veículos elétricos.
“Em outros países, vemos incentivos sendo introduzidos e depois retirados rapidamente. Na Noruega, evitamos esse tipo de instabilidade, e isso foi fundamental para o progresso que alcançamos”, afirmou Bu.
Assim é fácil: exportam poluição e dão uma de ecologicamente corretos!
Isso porque as baterias de estado sólido ainda não entraram pesado no mercado. Com baterias de estado sólido, só não terá carro elétrico quem gosta de poluir o ambiente…