Mercado de produção de Petróleo e gás brasileiro está entre os 10 maiores segundo ANP

Valdemar Medeiros
por
-
07-11-2020 11:14:17
em Petróleo, Óleo e Gás
Petróleo - Gás - ANP PLATAFORMA P-52 NA BACIA DE CAMPOS FOTO: GERMANO LUDERS 27/05/2010

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), afirma que o mercado produtor de petróleo e gás no Brasil é um dos maiores no mundo, ficando no TOP10  

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais de petróleo e gás natural nos últimos dez anos. O levantamento foi realizado pelo e divulgado na última quinta-feira (5), em comemoração aos dez anos do início da divulgação da produção nacional da commodity.  

Leia também

Empresas lideres no mercado de produção de petróleo almejam o top 5 para o Brasil    

Segundo projeções do governo, a estimativa é de que nos próximos dez anos o mercado de petróleo e gás do Brasil alcance a quinta colocação no ranking mundial de produção de petróleo. Por sua vez, a ANP destacou que, na última década, o pré-sal tornou-se protagonista da indústria offshore de águas profundas no mundo.  

“Entre setembro de 2010 e setembro de 2020 ocorreram profundas mudanças no ambiente de produção de petróleo e gás no país, trazendo os holofotes da produção da bacia de Campos para o pré-sal da bacia de santos”, destaca a ANP no documento.

Verificou-se também que a produção de petróleo e gás do pré-sal cresceu quase 60 vezes, ultrapassando a marca de 2 milhões de barris / dia no período dos últimos dez anos. Só em 2011, foram comemorados os primeiros 100 mil barris produzidos por dia na região.

Em novembro de 2018, o então campo de Lula, hoje Tupi, ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris por dia, após ter superado em abril de 2017 a produção da região acima da camada de sal oceânico, até então a única região explorada no país.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.