1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Processamento de petróleo nas refinarias caiu 26% em abril, de acordo com a ANP
Tempo de leitura 2 min de leitura

Processamento de petróleo nas refinarias caiu 26% em abril, de acordo com a ANP

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/05/2020 às 08:00
refinarias, petróleo, espírito santo, obras
refinarias, petróleo, espírito santo, obras
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Recentes dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis mostram queda significativa no processamento nas refinarias brasileiras

Os impactos no setor de óleo e gás devido ao coronavírus não param e o downstream tem sido prova disso. De acordo com dados recentes disponibilizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o processamento de petróleo nas refinarias do Brasil caíram 26% em abril, comparado com o mês anterior.

Veja ainda outras notícias:

Ao todo, 40,1 milhões de barris foram processados durante o mês de abril, contra 54,3 milhões verificados no mês de março.

A maior queda foi observada na produção de querosene de aviação. No período em questão, a produção do derivado desabou 82%, totalizando apenas 537 mil barris ante 2,9 milhões registrados no mês anterior. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a demanda por voos domésticos em abril caiu 93,1% e por viagens internacionais 96,1%.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – MERCADO LIVRE

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – MERCADO LIVRE

Já referente a produção de gasolina, do tipo A por exemplo, houve queda de 32% (de 10,8 milhões para 7,4 milhões em abril).
Estudos feitos pela Rystad mostram que a demanda por combustíveis de veículos terrestres sentirá uma queda de 10,8% em 2020, totalizando 5,1 milhões de barris por dia. Entretanto, a procura por querosene de aviação sofrerá diminuição de quase 34%.

“Esperamos que o tráfego aéreo comercial global caia pelo menos 34,4% este ano em relação aos níveis vistos em 2019, que estimamos em cerca de 99.700 voos por dia”, escreveu a consultoria.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos