MENU
Menu
Início Mercado de carbono: a chave para investimentos sustentáveis no Brasil

Mercado de carbono: a chave para investimentos sustentáveis no Brasil

17 de outubro de 2023 às 15:36
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Carbono no Brasil
Foto: Renan Araujo

Especialista destaca a importância da regulação na atração de investimentos e na promoção da descarbonização nacional

O universo das políticas ambientais vive um momento decisivo no Brasil. O recém-aprovado Projeto de Lei nº 412/2022, sob relatoria da senadora Leila Barros, traz ao cenário a urgente necessidade de regulamentar o mercado de carbono. Essa regulação é mais do que um mero instrumento jurídico; representa uma estratégia essencial para catalisar investimentos sustentáveis e tecnologias avançadas, na opinião de Isabela Morbach, advogada e cofundadora da CCS Brasil.

Desenvolvimento sustentável: a nova face da indústria brasileira

Isabela enfatiza que o Brasil está em um ponto de inflexão. A nação precisa definir sua postura diante das mudanças climáticas, compreender os impactos de suas decisões e estabelecer um plano robusto de descarbonização. Para que haja engajamento e adaptação dos setores industriais, é fundamental que as empresas visualizem com clareza os parâmetros e limites de emissão de carbono. “Essa não é uma jornada solitária de um único setor. Todos estão no mesmo barco rumo ao desenvolvimento sustentável”, destaca a especialista.

Artigos recomendados

O mencionado projeto define parâmetros claros. Empresas terão que se alinhar a certos limites de emissões, e qualquer excesso resultará na necessidade de compensação por meio da aquisição de certificados no Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE). Com prazos bem estabelecidos para regulamentação e adaptação, bem como critérios para a elaboração de relatórios de emissões, o projeto oferece a estrutura necessária para guiar a indústria.

Desafios à vista: equilíbrio entre sustentabilidade e economia

A descarbonização é uma missão crucial, mas também apresenta desafios substanciais, principalmente para a indústria. Reduzir emissões pode acarretar custos significativos. Isabela enfatiza a necessidade de políticas públicas robustas que apoiem a indústria durante essa transição. “O equilíbrio entre metas ambientais e a realidade econômica nacional é fundamental. A existência de uma legislação clara pode atrair investimentos vitais para impulsionar a indústria brasileira neste período”, observa.

Claro, algumas questões permanecem em aberto. Decisões sobre tetos de emissões, registros de certificados e estruturação dos órgãos do SBCE ainda estão pendentes. Porém, Isabela defende um diálogo aberto entre setores privados, representantes industriais e o governo para resolver essas questões. “Precisamos de clareza, detalhamento e, acima de tudo, entendimento coletivo para garantir que o Brasil permaneça firme no caminho da descarbonização”, conclui.

Sobre a CCS Brasil

A CCS Brasil dedica-se a fomentar iniciativas ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono no Brasil. Com o objetivo de gerar um impacto sustentável positivo, a organização se concentra em tecnologias que permitem a captura de CO2, seguida de transporte e armazenamento permanente. Promovendo a cooperação entre stakeholders variados – desde financiadores e indústria até universidades e a sociedade em geral –, a CCS Brasil é uma peça-chave no desenvolvimento deste mercado emergente.

Fonte: Tree Comunicação – Renan Araujo .

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
0 0 Votos
Avalie o Artigo

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x