1. Início
  2. / Construção
  3. / Mega túnel subaquático em estado brasileiro promete solução à crise de mobilidade e já tem data para início das obras
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 2 comentários

Mega túnel subaquático em estado brasileiro promete solução à crise de mobilidade e já tem data para início das obras

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 08/01/2025 às 12:31
Mega túnel subaquático em Santa Catarina promete transformar a mobilidade entre Itajaí e Navegantes com uma obra inédita no Brasil.
Mega túnel subaquático em Santa Catarina promete transformar a mobilidade entre Itajaí e Navegantes com uma obra inédita no Brasil.

Já tem data para começar a construção de um túnel subaquático projetado para resolver a crise de mobilidade entre duas cidades brasileiras. Com 580 metros de extensão, a obra promete transformar a logística local e regional, mas será que os desafios financeiros e tecnológicos serão superados a tempo?

No litoral de Santa Catarina, uma proposta de construção inédita promete transformar a mobilidade entre as cidades de Itajaí e Navegantes.

Um mega túnel subaquático, com 580 metros de extensão, começará a ser erguido entre 23 e 29 metros abaixo do leito do rio Itajaí-Açu.

Este projeto é considerado um dos mais ousados do Brasil e promete ser a solução definitiva para uma crise histórica de transporte na região.

Mas será que a ambiciosa obra será capaz de resolver os gargalos de tráfego e transformar a economia local, como seus idealizadores prometem?

Para entender mais sobre os impactos dessa grandiosa obra e o que realmente está em jogo, é preciso acompanhar de perto o andamento do projeto, que já tem data para começar: 2026.

O que é o Promobis e como o túnel se encaixa no plano

Este túnel subaquático faz parte do Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável), um projeto de mobilidade planejado para transformar o transporte na região.

Orçado em US$ 340 milhões (aproximadamente R$ 2,07 bilhões), o Promobis não se resume ao túnel.

Ele inclui um conjunto de obras que, se executadas com sucesso, têm o potencial de transformar a infraestrutura do litoral catarinense.

O projeto é resultado de uma parceria público-privada (PPP) que envolve a CIM-AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) e o governo de Santa Catarina, com apoio do Banco Mundial.

Esse consórcio assinou um protocolo de intenções em outubro de 2024, com uma contribuição de US$ 24 milhões do governo catarinense.

O engenheiro João Luiz Demantova, coordenador técnico do projeto, destacou em entrevistas recentes que a obra de mobilidade é um avanço necessário para atender ao potencial logístico da região, que abriga o segundo maior complexo portuário do Brasil em movimentação de contêineres.

Problemas de tráfego que afetam a economia da região

Itajaí e Navegantes estão separadas por cerca de 350 metros de rio e por uma rede de transporte terrestre que, na prática, está longe de ser ideal.

A distância entre as duas cidades, que não chega a 25 km, é marcada por engarrafamentos constantes.

Esses congestionamentos afetam tanto a qualidade de vida dos habitantes quanto o fluxo logístico da região, um dos pilares da economia catarinense.

João Luiz Demantova explicou que a necessidade de superar esse obstáculo logístico ficou clara em 2015, quando foi realizado o estudo de viabilidade para o projeto.

Com o aumento do tráfego no Porto de Itajaí e a falta de alternativas de transporte eficientes entre as duas cidades, o túnel subaquático se tornou a solução mais viável.

Antes de se decidir pelo túnel, a construção de uma ponte foi discutida, mas as limitações de altura devido ao aeródromo de Navegantes tornaram essa opção inviável.

Uma obra sem precedentes no Brasil

Até hoje, o Brasil não possui projetos de túneis subaquáticos de grande porte.

Em entrevista, Paulo Bornhausen, secretário estadual de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, ressaltou que a tecnologia para a construção de túneis subaquáticos já é uma realidade na Ásia e na Europa, com diversas obras sendo realizadas nesses continentes.

No entanto, no Brasil, essa tecnologia ainda está em fase de adaptação, o que torna o projeto ainda mais desafiador.

A construção do túnel será feita por meio de módulos pré-fabricados que serão submersos sob o rio Itajaí-Açu.

Segundo Bornhausen, a obra não apenas atenderá à necessidade de melhorar o transporte entre as duas cidades, mas também ajudará a fomentar o desenvolvimento regional, com a conexão de áreas estratégicas para a indústria e o comércio.

O impacto econômico e os custos do projeto

A construção do túnel subaquático tem um custo estimado de US$ 180 milhões.

O projeto também inclui a construção de três faixas de tráfego em cada direção, com uma destinada ao transporte rápido por ônibus (BRT), além de áreas para pedestres e ciclistas.

De acordo com o estudo de viabilidade, os investimentos públicos, que somam US$ 120 milhões, devem gerar um retorno de US$ 290 milhões em crescimento econômico regional em até 15 anos.

A previsão é que o projeto seja financiado parcialmente com a cobrança de pedágios.

As tarifas podem variar entre R$ 4,50 e R$ 10, dependendo do modal utilizado.

O consórcio responsável pelo projeto reúne 11 municípios catarinenses, incluindo Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú e Bombinhas, que juntos representam uma economia de R$ 73,29 bilhões, ou 17,1% do PIB de Santa Catarina.

A importância do projeto para o desenvolvimento regional

Para Bornhausen, a construção do túnel subaquático representa uma “verdadeira ponte de safena” para uma região com grande potencial de crescimento, mas limitada pelas dificuldades logísticas.

A falta de alternativas de transporte entre as duas cidades impacta diretamente o escoamento de mercadorias e a mobilidade das pessoas, o que impede o pleno desenvolvimento da região.

Além disso, a obra se insere em um projeto maior que visa não apenas melhorar o transporte local, mas também implementar um sistema de transporte coletivo regional, com 70 ônibus elétricos e um programa de mobilidade ativa em Balneário Camboriú.

Outros projetos túneis subaquáticos no Brasil

A ideia de construir túneis subaquáticos não é exclusiva de Santa Catarina.

Em São Paulo, um projeto semelhante está em andamento para conectar os municípios de Santos e Guarujá.

O túnel, que terá 1,5 km de extensão e 860 metros submersos, está orçado em R$ 5,96 bilhões e tem previsão de conclusão para 2028.

Assim como o projeto em Santa Catarina, essa obra é financiada por meio de uma PPP e visa melhorar a infraestrutura de transporte entre os dois municípios.

O futuro da mobilidade em Santa Catarina

O Promobis e o túnel subaquático representam um passo importante na transformação da mobilidade em Santa Catarina.

A expectativa é que, com a conclusão das obras, a região se torne mais competitiva, atraindo novas empresas e impulsionando o crescimento econômico.

No entanto, é preciso que os desafios técnicos e financeiros sejam superados para garantir o sucesso da obra.

Você acredita que projetos como esse são a chave para resolver os problemas de mobilidade nas grandes cidades brasileiras?

  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Nelson
Paulo Nelson
08/01/2025 17:51

Tomara que saia do papel, para a realidade

Walkyria
Walkyria
12/01/2025 13:33

… espero de coração, que essas obras sejam completadas do início ao fim, sem problemas financeiros e paradas das obras, sem jogos políticos e que termine na data prevista!!!

Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x