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Coisa de maluco? Elon Musk quer túnel de MAIS de 19 TRILHÕES para ligar Londres a Nova York com trens que chegam a quase 5 MIL km/h! Mas, será que essa ideia realmente faz sentido? Especialistas respondem

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 19/12/2024 às 17:53
Elon Musk propõe túnel de US$ 20 bilhões sob o Atlântico para ligar Londres a Nova York em menos de uma hora; especialistas questionam viabilidade.
Elon Musk propõe túnel de US$ 20 bilhões sob o Atlântico para ligar Londres a Nova York em menos de uma hora; especialistas questionam viabilidade.

Elon Musk sugere a construção de um túnel de US$ 19,8 trilhões sob o Oceano Atlântico, conectando Londres a Nova York, com trens viajando a 4.828 km/h, reduzindo o tempo de viagem para menos de uma hora. Especialistas em engenharia apontam desafios técnicos e ambientais significativos, levantando dúvidas sobre a viabilidade do projeto no futuro próximo.

Elon Musk, magnata conhecido por projetos ambiciosos que desafiam os limites da ciência e da engenharia, está novamente no centro das atenções com uma proposta revolucionária.

Ele sugere construir um túnel transatlântico, ligando Londres a Nova York, por meio de trens de alta velocidade capazes de atingir impressionantes 4.828 km/h.

A ideia, que mais parece saída de um filme de ficção científica, promete encurtar o tempo de viagem entre as duas cidades de oito horas para menos de uma hora.

Contudo, a proposta levanta inúmeras questões técnicas, econômicas e ambientais que colocam sua viabilidade em xeque.

A proposta e os custos estimados

A construção do túnel, estimada por Musk em US$ 19,8 trilhões, seria realizada pela sua empresa, The Boring Company.

De acordo com o empresário, sua tecnologia de escavação e infraestrutura reduz os custos de obras desse porte em até mil vezes em comparação às estimativas convencionais, que chegavam a cifras na casa dos trilhões de dólares.

A ideia central é criar um sistema de transporte baseado no conceito de Hyperloop, no qual os trens operam em um ambiente de quase vácuo, minimizando a resistência do ar e permitindo velocidades extremamente altas.

Elon Musk, conhecido por sua capacidade de transformar sonhos em realidade — como fez com as empresas Tesla e SpaceX —, acredita que sua abordagem inovadora pode superar os obstáculos técnicos e financeiros.

No entanto, muitos especialistas discordam. Segundo engenheiros consultados, a cifra de US$ 19,8 trilhões é extremamente otimista, considerando os desafios monumentais envolvidos na construção de um túnel submarino transatlântico.

Os desafios técnicos do túnel transatlântico

Embora túneis subaquáticos não sejam novidade — o Eurotúnel, que conecta Inglaterra e França sob o Canal da Mancha, é um exemplo —, a escala do projeto transatlântico é incomparavelmente maior.

O Oceano Atlântico atinge profundidades de até 5.500 metros, o que exigiria tecnologias inéditas para suportar as pressões intensas em tais profundidades.

Além disso, o fundo do mar ao longo do percurso proposto não é uniforme. A Cadeia Mesoatlântica, uma vasta cordilheira submersa, atravessa o oceano e é conhecida por sua atividade vulcânica e tectônica.

Construir um túnel que atravesse essa região exigiria pesquisas geológicas extensivas para evitar riscos estruturais causados por movimentos da crosta terrestre.

Outro ponto crítico é a estabilidade do ambiente marítimo. A pressão exercida pela água em profundidades abissais não apenas representa um desafio para a construção, mas também para a manutenção e operação do túnel.

Sistemas de segurança precisariam ser projetados para lidar com situações de emergência, como vazamentos ou despressurizações, que poderiam se tornar catastróficos em um túnel tão extenso e profundo.

Velocidade e tecnologia: O Hyperloop como solução?

Para cumprir a promessa de uma viagem transatlântica em menos de uma hora, os trens precisariam operar a velocidades superiores a 4.800 km/h.

Isso é 16 vezes mais rápido que o trem mais rápido do mundo atualmente em operação, o Shanghai Maglev, que alcança 300 km/h.

A tecnologia necessária para atingir essas velocidades ainda está em desenvolvimento.

O conceito de Hyperloop, promovido por Musk desde 2013, envolve cápsulas transportadas dentro de túneis de baixa pressão, impulsionadas por motores lineares e levitação magnética.

Apesar de já haver protótipos dessa tecnologia, sua implementação em larga escala permanece um desafio não superado.

Até o momento, os testes realizados em pequena escala não demonstraram que o sistema seria seguro ou economicamente viável para transportar grandes volumes de passageiros.

O impacto ambiental e os riscos ecológicos

Qualquer projeto de infraestrutura dessa magnitude inevitavelmente gera impactos ambientais significativos.

A construção de um túnel transatlântico exigiria a extração de milhões de toneladas de material do fundo do mar, o que poderia perturbar ecossistemas marinhos sensíveis.

Além disso, a emissão de gases de efeito estufa durante a construção poderia ser considerável, mesmo que o transporte em si seja projetado para ser neutro em carbono.

Há também a questão dos riscos ecológicos associados ao funcionamento do túnel. A introdução de tecnologia de alta pressão e sistemas de vácuo no fundo do oceano cria um novo conjunto de incertezas.

Vazamentos, falhas estruturais ou mesmo pequenos acidentes poderiam ter consequências desastrosas para o ambiente marinho.

Viabilidade econômica: um sonho caro demais?

Além dos desafios técnicos e ambientais, a viabilidade econômica do projeto também é altamente questionável.

Musk propõe um custo deUS$ 19,8 trilhões, mas especialistas em infraestrutura consideram essa estimativa muito baixa.

Para comparação, o Eurotúnel, com 50 quilômetros de extensão, custou aproximadamente US$ 16 bilhões (ajustados para a inflação atual).

O túnel transatlântico, com mais de 5.500 quilômetros, exigiria um orçamento exponencialmente maior.

Outro ponto é a demanda. Embora a ideia de uma viagem ultrarrápida entre Londres e Nova York seja atraente, não está claro se haveria passageiros suficientes dispostos a pagar o preço necessário para tornar o projeto financeiramente viável.

O custo por bilhete seria elevado, restringindo o acesso ao transporte a uma pequena elite global.

O que dizem os especialistas sobre o túnel?

Muitos engenheiros e cientistas consideram a proposta de Musk uma visão de longo prazo, mas não algo realizável nas próximas décadas.

A tecnologia necessária para superar os obstáculos descritos ainda não existe em sua totalidade, e o custo para desenvolvê-la seria proibitivo.

No entanto, alguns especialistas reconhecem que, mesmo que o projeto em si não seja concretizado, a ideia pode estimular avanços tecnológicos significativos.

“O que Elon Musk faz de melhor é provocar debates e abrir caminhos para inovações”, afirma um especialista em transporte consultado pelo jornal The Scottish Sun.

“Mesmo que esse túnel específico nunca seja construído, as ideias que ele propõe podem levar a novos desenvolvimentos em infraestrutura e tecnologia.”

Utopia ou inspiração para o futuro?

A proposta de Elon Musk de construir um túnel transatlântico ultrarrápido é um exemplo clássico de sua visão ousada e disruptiva.

Embora a ideia seja fascinante, os desafios técnicos, ambientais e econômicos tornam sua realização altamente improvável no futuro próximo.

Ainda assim, o projeto serve como um lembrete poderoso de que os limites da engenharia e da tecnologia estão em constante expansão.

Por ora, a conexão entre Londres e Nova York em menos de uma hora permanece no reino da ficção científica.

No entanto, com o avanço das tecnologias de transporte e infraestrutura, quem sabe o que o futuro pode reservar?

E você, acredita que projetos como este poderiam se tornar realidade em nossas vidas? Deixe sua opinião e participe do debate!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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