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Maersk pode acabar com monopólio da Tecon no Porto de Suape e gerar mais empregos, porém futuro da economia é incerto

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 01/06/2022 às 08:23
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Tudo indica que o Estaleiro Atlântico Sul, no porto de Suape, vai aceitar a proposta da Maersk de R$ 895 milhões

A Justiça de Ipojuca (PE) marcou o leilão do cais interno do Porto de Suape para o dia 21 de junho

Para atender ao plano de recuperação judicial elaborado pelos credores do Estaleiro Atlântico Sul, localizado no porto de Suape, a Justiça de Ipojuca (PE) marcou para o próximo dia 21 de junho o leilão do cais interno do empreendimento. A disputa está aberta para empresas que desejam concorrer, porém terão que duelar com as gigantes Tecon e Maersk. A primeira, filipina, já opera um terminal público no porto organizado, atrelado ao controle de regras da União. Já a segunda, dinamarquesa, uma das maiores de navegação do mundo, já apresentou uma proposta de R$ 895 milhões. A expectativa também é de geração de empregos.

Tudo indica que o Estaleiro Atlântico Sul, no porto de Suape, vai aceitar a proposta oferecida pela Maersk por meio da da APM Treminals, pois está em recuperação judicial, vendendo ativos para pagar credores. Assim, devem surgir novos investimentos e oportunidades de empregos, ainda que não se saiba o tanto exatamente por enquanto.

Outro ponto positivo, enxergado por especialistas em indústria naval, é que uma nova detentora do espaço poderá promover melhorias na estrutura e sistemas operações de embarque e desembarque de contêiner no Porto de Suape. O empreendimento sofre com as maiores tarifas do setor em âmbito global, justamente por conta dos preços praticados pela Tecon Suape, atual operadora do terminal de contêineres do porto pernambucano.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os filipinos praticam a taxa do manuseio de carga em terminais portuários (Terminal Handling Charge) mais alta do Brasil. Segundo a Antaq, um contêiner do armador CMA CGM de 20 pés no Porto de Suape custa US$ 308 de THC, enquanto o de Santos (SP) paga-se US$ 185 e em Pecém (CE), o valor é de US$ 195.

Presidente do Porto de Suape diz que participação da Tecon em leilão “vai ser ruim para Pernambuco”

A possibilidade da Tecon participar do leilão já era dada como certa entre empresários com atuação em Pernambuco. Porém há lamentações. O próprio presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, confirmou a participação dos filipinos no certame para concorrer com a proposta da Maersk.

Em entrevista a um importante blog de notícias sobre política e economia local, Gusmão, disse que a participação da Tecon na disputa por parte do porto – que já o mais caro do Brasil – será negativo ao Estado por conta do monopólio que já existe.

“O Tecon Suape está se habilitando e vai ser ruim se eles participarem. Será trocar seis por meia dúzia”, disse o presidente do Porto de Suape. Acontece que se os filipinos vencerem, vão abrir mão do terminal público para ter um terminal privativo. Portanto, provavelmente iriam abandonar o terminal público. “Seremos obrigados a realizar uma nova licitação”, explicou Gusmão.

O Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, é administrado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e Camargo Correa. As empresas têm o objetivo de pagar dívidas com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, através da venda de ativos. O BNDES é o maior credor do antigo projeto de indústria naval.

Em 2021, o grupo de credores tentou vender as áreas do empreendimento em bloco, mas não surgiram interessados. A nova estratégia é vender em partes. As laterais receberam proposta da Maersk, mas a central continuará à disposição das empreiteiras com atividades de reparos de navios.

O valor mínimo para aquisição da UPI Pré-Constituída B integral é R$ 895.000.000,00 (oitocentos e noventa e cinco milhões); UPI- B Cais Sul é R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Divisão sugerida para alienação judicial da área do Estaleiro

Números do Estaleiro Atlântico Sul

Atualmente, o Estaleiro Atlântico Sul conta com cerca de 500 funcionários. Entre os anos de 2007 e 2014, chegou a gerar mais de 11 mil empregos. Naquela época, Pernambuco foi apontado como um Estado em situação de quase pleno emprego. Em 2021, a empresa realizou serviços em 11 embarcações, o que gerou receitas de R$ 65,4 milhões tornando possível uma geração de caixa líquida de R$ 26,6 milhões.

Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

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