Descubra o Citroën Xsara Picasso: um carro familiar por menos de R$ 25 mil que oferece luxo, amplo espaço interno, excelente motorização e conforto.
Um carro para família que conseguiu atrair atenção do público desde que chegou ao mercado foi a Citroën Xsara Picasso. Com um nome que homenageia uma grande personalidade das artes, o carro popular sempre atraiu famílias que buscavam espaço e tinha ainda um visual um tanto diferente para sua época. Apesar de tudo isso, o carro barato não emplacou muito no Brasil e foi muito injustiçado por aqui.
Um pouco sobre a história do Citroën Xsara Picasso
A primeira vez que o mundo viu o Citroën Xsara Picasso, um carro para família, foi em 1999 na Europa. Pouco tempo depois, no começo de 2001, o carro barato veio ao Brasil. Sua chegada foi muito importante para a história da marca francesa no país.
O que acontece é que esse foi o primeiro modelo que começou a ser fabricado na fábrica da PSA de Porto Real, no Rio de Janeiro.
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Se o exterior do carro popular chama atenção com suas linhas arredondadas e que gerava comentários por sua estrutura oval, o triunfo da Citroën Xsara Picasso era o interior.
O painel de instrumentos do carro para família era digital em uma época que isso não era algo comum. Além disso, ele ficava posicionado no centro, como o do Toyota Etios. Por lá, também ficava tanto o câmbio manual de 5 velocidades ou a transmissão automática de 4 marchas.
5 pessoas viajavam com conforto dentro do carro barato e vale ressaltar que todos seus bancos eram individuais. Mesmo com pouco desempenho, o carro popular media 4,27 m de comprimento, algo próximo dos hatches compactos atuais, mas que tinha um entre-eixos de simplesmente 2,76 m, ou seja, espaço para pernas e cabeça não faltava.
Citroën Xsara Picasso possuía motor próprio
Por ser um carro para família, ou seja, uma categoria bem calma, a Citroën trouxe novidades para o veículo. Debaixo do capô, havia o motor 2.0 de 16 válvulas. Esse propulsor foi exclusivo para a minivan. Ele rendia 118 cavalos e 19,4 kgfm de torque.
Nesta época, o carro popular só abastecia com gasolina. Sua potência proporcionava 174 km/h de velocidade máxima e 12,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Em 2003, a minivan ganhou novidades. Suas maçanetas e retrovisores passaram a vir na cor da carroceria e a buzina foi finalmente parar no meio do volante. Até então, ela estava localizada em um botão na alavanca do pisca. Para 2004, seu motor ganhou mais potência e rendia 138 cavalos, a embreagem passou a ser hidráulica, que era mais leve e seu sistema de acelerador se tornou eletrônico.
Principais defeitos encontrados no carro para família
Aqueles que desejam comprar este carro popular no mercado de usados devem ficar atentos, pois a minivan possui consumo excessivo de óleo lubrificante, alertas errados do computador de bordo, suspensão dianteira ruim e outros. Entre os defeitos e problemas mais citados, a parte eletrônica é a mais criticada. O monovolume da Citroën possui um painel central onde os donos relatam defeitos nesse dispositivo.
Alguns dos problemas geram transtornos enormes. Um deles é referente ao alerta de defeito no motor ou na caixa de transmissão. Há relatos de donos que buscaram a concessionária ou oficina especializada bem preocupados. Outros relatos da Citroën Xsara Picasso falam do BSI oxidado. Trata-se de um módulo de conforto, que controla as funções de vários itens elétricos do carro popular.