Governo quer ampliar oferta de internet via satélite e negociar com empresa canadense para serviços a partir de 2027
O Governo Federal está em busca de um novo fornecedor de internet via satélite para operar no Brasil, como alternativa à Starlink, do bilionário Elon Musk. Para isso, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, embarcou nesta terça-feira (18) para o Canadá, onde irá acompanhar de perto os avanços da constelação de satélites da canadense Telesat, uma das principais concorrentes da Starlink, de acordo com o site Estadão.
Parceiros além da Starlink
A estratégia do governo brasileiro para diversificar os serviços de conectividade via satélite já começou em 2024. No início deste ano, o Brasil firmou acordos com a empresa chinesa SpaceSail, após uma série de reuniões organizadas por Juscelino Filho com representantes da SpaceSail, de Xangai, e da GalaxySpace, de Pequim. Ambos oferecem tecnologia de satélites de órbita baixa, garantindo alta velocidade de internet — exatamente o mesmo tipo de serviço popularizado pela Starlink.
A Telesat, empresa com mais de 50 anos de atuação no setor de telecomunicações, é uma nova aposta do governo brasileiro. Especializada até então em satélites geoestacionários, a Telesat está avançando nos testes de sua constelação de satélites de baixa órbita, batizada de Telesat Lightspeed . O projeto prevê o lançamento de 198 satélites a uma altitude de 1.300 km, com investimento de US$ 3,8 bilhões e promessa de alta velocidade e estabilidade de sinal.
-
Investiram US$ 12 bilhões em data centers de IA no semidesértico estado mexicano, mas 17 dos 18 municípios secaram e moradores agora recebem água só 3 dias por semana
-
Quanto custa ter internet via satélite da Starlink no carro, caminhão e motorhome? Veja os preços da antena, acessórios e planos
-
Cientistas transformam restos de comida em combustível de aviação, testam mistura de 50% com querosene convencional e apontam caminho capaz de reduzir emissões, reaproveitar resíduos urbanos e tornar os voos mais sustentáveis no futuro
-
Até três dias sem precisar recarregar: novo celular da OnePlus, o N6, terá bateria de 8.000 mAh, carregamento SuperVOOC de 45W e será lançado em breve na Índia
Durante uma visita oficial ao Canadá, Juscelino Filho se encontrou pessoalmente com o CEO da Telesat, Daniel Goldberg, para discutir a possível implementação dos serviços da empresa no Brasil a partir de 2027. A proposta inclui levar conectividade para escolas, unidades de saúde e outras áreas estratégicas.
Crise entre Canadá e EUA favorece negociações
O cenário internacional também favorece a aproximação entre Brasil e Canadá. Recentemente, o governo canadense anunciou o cancelamento de um contrato de US$ 100 milhões com a Starlink, após pedidos comerciais com os Estados Unidos, incluindo aumento de tarifas e medidas protecionistas. Esse rompimento abriu espaço para o fortalecimento de outras operadoras, como a própria Telesat.
Com essa transação, o Brasil sinaliza claramente sua intenção de diversificar fornecedores e reduzir a dependência de uma única operadora para oferecer internet de qualidade, principalmente em áreas remotas do país.

