Inteligência artificial vem se destacando na indústria de energia solar brasileira

Valdemar Medeiros
por
-
27-10-2020 12:25:24
em Energia Renovável
Inteligência artificial - energia solar Painéis de energia solar com tecnologia de ponta

A energia solar, limpa e inesgotável (na escala terrestre de tempo), é uma excelente alternativa para substituir os combustíveis fósseis e a inteligência artificial vem ajudando nessa questão.

Felizmente, as pessoas que abraçam a energia solar entendem a importância desta causa e são normalmente incansáveis, buscando não apenas meios para torná-la mais acessível, mas ampliando e aprimorando o uso da fonte solar junto a inteligência artificial. É o caso da Heliogen, uma startup composta por cientistas e engenheiros do MIT, Caltech e outras instituições renomadas, financiada por Bill Gates e outros investidores, que pretende impactar setores industriais tradicionais com o uso da inteligência artificial. Trata-se de uma nova e impressionante tecnologia solar.

Leia também

E como aplicar inteligência artificial para energia solar?

Pensando em energia fotovoltaica, a inteligência artificial (AI) consiste em uma série de técnicas com foco em modelar, controlar ou prever o desempenho dos sistemas de energia. Sistemas de energia envolvem uma grande demanda de processamento computacional, rotinas matemáticas e regras complexas.

Dessa forma, técnicas e tecnologias com o poder de aprender a partir dos padrões de informação multidimensional são extremamente úteis. E aqui temos um dos maiores poderes desta tecnologia, o aprendizado.

Como o próprio nome diz, a inteligência artificial (AI), consiste na aplicação de uma análise avançada e técnicas baseadas em lógica, para interpretar eventos, apoiar e automatizar decisões e realizar ações.

É possível integrar a I.A na energia solar?

Os painéis solares absorvem os raios solares e convertem sua energia em eletricidade, mas sem um bom controle sobre suas localizações e capacidades, esses geradores de energia dispersos e imprevisíveis também criam dores de cabeça. As instalações de energias solares são difíceis de rastrear e ainda mais difíceis de gerenciar.

Algumas instalações solares são de propriedade privada, nos telhados das casas das famílias. Outros são de proporção industrial e pertencem a empresas de serviços públicos, abrangendo acres de terra. Sem dados completos, as empresas de serviços públicos não podem planejar suas necessidades de energia solar, os instaladores de energia solar não conhecem as áreas ideais para mais painéis e os legisladores não podem incentivar a adoção de fontes renováveis de energia.

Sendo assim uma aplicação sublime da inteligência artificial focada em energia é justamente na identificação de painéis solares. A inteligência artificial tem diversas aplicações, com isso vem mudando o mundo.

O mercado da energia solar cresce a cada dia mais, dessa forma sendo necessárias estratégias para ser mais inteligente sempre.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.