Com versões elétrica e híbrida, o crossover Hyundai Kona ganhará nova geração com lançamento no Brasil, competindo autonomia com BYD Dolphin e GWM Ora 03
A Hyundai Motor Brasil está prestes a fazer o lançamento no Brasil do seu primeiro modelo importado após o acordo de unificação da operação e rede com o grupo Caoa. O flagra sugere que a nova geração do Hyundai Kona será lançada em julho com uma autonomia e potência impressionantes. O crossover foi visto sem disfarces, com placa verde e pronto para a estreia, de acordo com o site Estadão.
Visual futurista, autonomia e versões avançadas
A escolha do Kona como o primeiro lançamento no Brasil da linha de importados pela HMB faz sentido, pois o modelo anterior, lançado pela Caoa há cerca de um ano, fez sucesso imediato com versões híbrida e 100% elétrica a preços competitivos. A nova geração promete ainda mais atributos, começando pelo visual futurista, com faróis diurnos e lanternas traseiras em peças únicas que formam bastões de luz, com iluminação de LEDs.
Novo Hyundai Kona Hybrid
As imagens mostram a versão híbrida do novo Hyundai Kona, que promete preço competitivo. O modelo anterior já é um dos híbridos HEV mais acessíveis do país e um dos eletrificados mais econômicos na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. A nova geração vem ainda melhor, conforme os dados oficiais da montadora sul-coreana.
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Segundo a Hyundai, o Kona trocou de plataforma e agora usa a mesma base do Kia Niro. Com isso, está maior, medindo 4,35 metros de comprimento, 15 cm a mais que o modelo atual. Além disso, está mais potente nas versões a bateria, ambas com tração dianteira. O Kona EV 2025 tem duas opções: a mais básica gera 115 kW de potência (156 cv), enquanto a de topo chega a 160 kW (218 cv).
Potência e eficiência
O Kona Hybrid mantém o mesmo conjunto da geração anterior, disponível também no Kia Niro. Combina o motor 1.6 16V de injeção direta com outro elétrico, gerando 150 kW (141 cv) e 27 mkgf de torque máximo, com câmbio automático de 6 marchas.
As baterias do novo Kona também aumentaram de capacidade. O Kona EV tem opções de 48 kWh e 65 kWh, fornecendo alcance de 377 km e 514 km, respectivamente, no ciclo global WLTP. Antes, as autonomias eram de 305 km e 484 km. O tempo de recarga das baterias também diminuiu: em estações de alta potência e corrente direta, o carregamento agora leva 41 minutos, comparado aos 47 minutos anteriores. É possível recuperar até 162 km de alcance em apenas 15 minutos em estações com 100 kW de potência.
Interior moderno e tecnológico
O interior do crossover lembra o Ioniq 5, com duas telas de 12,3 polegadas lado a lado, head-up display e “chave digital” que permite travar, destravar e ligar o carro via celular. O novo Kona EV também conta com a função Vehicle-To-Load (V2L), permitindo usar o carro como fonte de energia para recarregar outros dispositivos, incluindo uma e-bike. De série, o crossover traz navegação por GPS, espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital, portas USB-C e rodas de 17 polegadas.
A atual geração do Kona já saiu de linha na Coreia do Sul, mas ainda há unidades disponíveis nas lojas brasileiras. O Kona Hybrid tem tabela de R$ 169.990, enquanto o Kona EV custa R$ 189.990. Com o lançamento no Brasil do novo Kona, esses preços devem subir, com o elétrico custando em torno de R$ 200 mil e o híbrido por volta de R$ 180 mil.