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Hyundai fecha parceria com a IonQ para aumentar autonomia de suas baterias de lítio para carros elétricos

22 de janeiro de 2022 às 18:00
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Hyundai - carros elétricos - baterias - baterias de lítio - IonQ
IonQ e Hyundai iniciam estudos para nova química de baterias – foto: Divulgação/Hyundai

A Hyundai segue firme na ideia de aumentar suas vendas no mercado de carros elétricos. Recentemente, a montadora fechou uma parceria com a IonQ para a produção de baterias de lítio com uso de computadores quânticos

A Hyundai fechou uma parceria com a IonQ, empresa voltada para a computação quântica, com o objetivo de aperfeiçoar sua tecnologia de baterias de lítio para os seus modelos de carros elétricos. Em um anúncio divulgado na última quarta-feira (19), as duas empresas se comprometeram em buscar por componentes que melhorem as baterias de lítio e seus ciclos de carga e descarga, além da capacidade, durabilidade e segurança. De acordo com Peter Chapman, presidente e CEO da IonQ, a eficiência do componente é uma das áreas emergentes mais promissoras onde a computação quântica pode trazer bons resultados.

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Hyundai e IonQ podem simular reações químicas sem construir baterias de lítio

Simulando a energia e estrutura do óxido de lítio, a montadora sul coreana planeja construir, a partir da parceria com a IonQ, o maior modelo de química de baterias de lítio para carros elétricos num computador quântico.

O pressuposto do acordo é uma pesquisa que tem como intuito explorar novos algoritmos quânticos variacionais para estudar os compostos de lítio e as reações químicas envolvidas nos componentes. Sendo assim, a Hyundai e a IonQ podem simular as reações químicas que acontecem no interior das baterias protótipo sem ter a necessidade de construir um modelo físico.

Um algoritmo quântico variacional é executado metade em um computador comum e metade em um computador quântico. Segundo informações da IBM, enquanto o computador comum varia parâmetros experimentais, que controlam a preparação de um estado quântico, o computador quântico prepara esse estado e calcula suas propriedades. Por ora, as empresas atuam com a execução de um modelo químico para simular 14 elétrons de óxido de dilítio em uma bateria protótipo.

Computação quântica poderá trazer benefícios além das baterias para carros elétricos

Além das baterias de lítio para carros elétricos, o CEO da IonQ também afirma que a computação quântica trará outros benefícios para a Hyundai em outros campos do setor automotivo, como a durabilidade de material e células de combustível.

Segundo o executivo, aplicativos de machine learning quântico podem ser utilizados na melhoria de tempo de treinamento de veículos autônomos e resolver problemas básicos de armazenamento, manutenção preditiva e muito mais.

Problemas de otimização mais difíceis, como roteamento e logística multicanal, estão nas listas de P&D das fabricantes. A parceria com a IonQ faz parte da estratégia da Hyundai, que tem como intuito aumentar a venda de carros elétricos até 2025, além de aprimorar a gestão das mudanças climáticas. A estratégia tem quatro áreas de foco: carros elétricos, tecnologia de condução autônoma, mobilidade aérea urbana e células de combustível a hidrogênio.

Brasileiros descobrem forma de melhorar baterias de lítio-oxigênio

Pesquisadores brasileiros estão progredindo na criação de catalisadores necessários para que as baterias de lítio-oxigênio sejam otimizadas. Tais componentes ganham destaque pela sua capacidade de armazenar mais energia do que os comuns, mas ainda é preciso aprimorar sua ciclabilidade, ou seja, a quantidade de recargas que o componente permite, definindo sua vida útil.

Segundo Gustavo Doubek, professor da Unicamp e do CINE, o trabalho contribui para a construção de uma bateria com melhor eficiência de ciclos, sem necessitar de matérias de alto custo ou nobres.

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