Grupo Ipiranga começa as atividades na usina Itaiquara e se torna maior empresa canavieira da região

Valdemar Medeiros
por
-
02-03-2021 11:36:57
em Usina e Agronegócio
Ipiranga - usina - canavieira Usina canavieira MG

O grupo Ipiranga pretende colocar a usina canavieira para funcionar novamente de forma plena e contínua

Após o Ipiranga Agroindustrial acertar o arrendamento das indústrias açucareiras e de etanol, além de parte das terras da Usina Açucareira Passos, do Grupo Itaiquara, em Minas Gerais, o grupo começa agora a operar como maior empresa canavieira da região. O município de Passos/MG pode se tornar o maior polo de produtos da cana-de-açúcar no Sul de Minas.

Leia também

Negociação do Grupo Ipiranga

A negociação entre as partes já vem acontecendo há alguns meses. O arrendamento do grupo Ipiranga será pelos próximos 18 anos na produção de açúcar e etanol para o mercado, havendo a possibilidade de prorrogação, menos em relação à fábrica de fermento.

Porém, com a chegada do Grupo Ipiranga Agroindustrial, a prioridade – sem sombra de dúvidas – serão as contratações de mão de obra local, com uma possível absorção daqueles que foram ou seriam demitidos, além, claro, das novas admissões, devido as atividades que serão exercidas, como lavoura e produção de cana-de-açúcar.

A crise da usina que se arrasta desde 2008

A usina Itaiquara vinha enfrentando uma grave crise financeira desde 2008, algo que acabou resultando na Ação de Recuperação Judicial, que foi proposta em outubro de 2019 como uma tentativa de mantê-la em operação.

O acordo realizado com o Grupo Ipiranga, é imprescindível para que as empresas do grupo consigam se manter em operação, garantindo não só o funcionamento da empresa, mas também aqueles que trabalham nela.

Com a negociação concretizada, haverá a reorganização financeira de Itaiquara, garantindo que sejam cumpridos todos os compromissos previstos na recuperação judicial, sem falar na voltar do investimento na fábrica de fermento em Passos.

A Ipiranga Agroindustrial possui também o controle acionário de uma usina em Mococa/SP, que fica localizada próxima a divisa com a cidade mineira de Arceburgo, além de ter comprado também uma outra empresa canavieira em Descalvado/SP. Em 2005, trouxe ao grupo a Usina de Iacanga, também de São Paulo.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.