Grupo Açotubo aposta no mercado de energia solar fotovoltaica em parceria com a espanhola STI Norland

Valdemar Medeiros
por
-
15-04-2021 12:01:34
em Energia Renovável
Açotubo - energia solar - fotovoltaica - STI Norland Placas de energia solar fotovoltaicas – Fonte: Agrolink

Tendo em vista o crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil, STI Norland deu inicio a uma parceria com o Grupo Açotubo.

O mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil recebeu investimentos que somaram R$ 40 bilhões nos últimos 8 anos, segundos dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Esse crescimento da energia solar tem atraído empresas estrangeiras como a empresa da Espanha, STI Norland, uma referência no setor e que acaba de firmar um contrato de uma parceria com o Grupo Açotubo, que é reconhecido como um dos maiores distribuidores de produtos siderúrgicos da América Latina.

Leia também

O contrato, entre a Açotubo e a STI Norland, prevê o fornecimento de partes de um equipamento para a área fotovoltaica chamado tracker (conjunto soldado), sendo composto pela parte metálica ou de estrutura do aparelho. O CEO da STI Norland, Javier Reclusa Etayo, para fechar contrato, visitou a sede da Açotubo, em Guarulhos, onde conheceu as instalações do Grupo Açotubo.

Palavras do CEO da STI Norland

Segundo o CEO, foi um grande prazer conhecer de perto as instalações da Açotubo, pois segundo ele, na STI Norland é muito prezado a qualidade dos serviços e produtos, na área de energia solar o que inclui também os seus fornecedores. Ele afirma também que a parceria com a Açotubo veio em um ótimo momento, devido à alta demanda de projetos de usinas de energia solar fotovoltaica.

Segundo a empresa, a unidade de negócio responsável pela fabricação das peças é a de Soluções Integradas, que aumentou sua capacidade de fábricas com o a obtenção de um equipando de dobra, máquinas de soldagem e uma máquina de corte a laser, além disso a empresa transferiu seu parque fabril para uma área de 5 mil m2.

Segundo o gerente comercial do Grupo Açotubo da unidade de negócio Soluções Integradas, para que a STI Norland firmasse um acordo com a Açotubo, dois pontos foram fundamentais. O primeiro foi encontrar um parceiro grande e confiável, o outro ponto foi ter a certeza de uma boa musculatura financeira para sustentar o atendimento, em especial em tempos de quarentena.

A energia solar fotovoltaica no Brasil

A fonte solar fotovoltaica, nas modalidades de geração distribuída e centralizada, somou 270 megawatts de potência instalada no Brasil no começo de 2021, segundo dados da ABSOLAR. O levantamento indica também que a geração fotovoltaica alcançou a marca de 8.010 MW.

O estado de Minas Gerais se mantem como maior polo da fonte solar fotovoltaica, protagonizando o ranking estadual no setor de geração distribuída. Com 64,8 MW, a cidade de Brasília também é uma grande fonte quando se trata de geração distribuída.

STI NORLAND

A STI Norland é uma empresa espanhola fundada no ano 1996, que atua com a fabricação de trackers fotovoltaicos, que são máquinas que rastreiam o sol para maior geração de energia solar através de módulos fotovoltaicos.

A STI está entre as quatro maiores do mundo na fabricação de trackers, tendo filiais em 10 países em 5 continentes, e com projetos que somam mais de 3 GWp de potência, equivalente em extensão a mais de 9.000 campos de futebol. A STI Norland abriu empresa no Brasil no ano 2015, na cidade de Palmas (TO), no início do setor fotovoltaico no país. visualizar menos

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.