Energia solar será a principal fonte de eletricidade do mundo em poucos anos, afirma CEO da STI Norland Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
09-04-2021 15:49:22
em Energia Renovável
Energia solar - eletricidade -TI-Norland-Brasil Instalação de painel de energia solar – Fonte: STI Norland

Segundo o CEO da STI Norland Brasil, futuramente a energia solar será a principal fonte de eletricidade, tendo em vista o crescimento desse setor e a matriz energética mundial

Javier Reclusa, o então presidente da STI Norland Brasil, se pronunciou em live nessa quinta-feira (08) sobre o mercado futuro de energia solar e o rumo da eletricidade brasileira. O grupo espanhol, dirigido pelo diretor, atua na fabricação e no fornecimento dos trackers, rastreadores usados em plantas e painéis de geração de energia solar para alterar a posição dos painéis durante o dia.

Leia também

Gargalos da energia solar brasileira

O diretor da STI Norland Brasil, falou sobre os gargalos e as oportunidades, como trabalhar toda cadeia do segmento. Ele afirma que o Brasil tem uma matriz de eletricidade composta predominantemente por hidrelétricas que, apesar de renovável, gera prejuízos ambientais, além de não suprir completamente a demanda por eletricidade, fazendo com que seja necessário recorrer em determinados períodos às termelétricas, que apresentam notadamente efeitos nocivos ao meio ambiente.

O presidente da STI Norland Brasil entende que o mercado de energia renovável, tanto no Brasil quanto no mundo, tem crescido significativamente na última década e que esse crescimento dentre os meios de eletricidade com baixo teor de carbono não é algo que seja facilmente abandonado, e sim a solução ideal para um futuro sustentável. Segundo ele somos um setor privilegiado. A energia solar será a principal fonte de eletricidade do mundo futuramente.

Crescimento da energia solar

A indústria de energia solar conseguiu bater os recordes no ano de 2020. A instalação de painéis de energia solar cresceu em 70% no ano passado, gerando 7,5 GW. Casas e comércios estão aderindo a instalação de placas de captação de energia solar para reduzir a conta de eletricidade.

Embora 2020 tenha sido um bom ano para eletricidade solar, é apenas a ponta de um iceberg, tendo em vista que ela vem crescendo há 10 anos. Isso por conta da queda de preços que caiu quase 90% pois o governo facilitou esse mercado

Quem é a STI Norland Brasil?

A STI Norland Brasil, foi fundada em 1996, e é uma empresa que veio da Espanha. Ela fabrica trackers fotovoltaicos. A STI Norland Brasil, está entre as quatros maiores empresas no mundo em fabricação de trackers, tendo filiais em 10 países, incluindo o Brasil, e em 5 continentes.

Os seus projetos já somam mais de 3GWp de potência, o equivalente em extensão de mais de 9.000 campos de futebol.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.