General Electric Renewable está fabricando a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo para ser instalada no maior parque eólico offshore em 2023

Flavia Marinho
por
-
21-04-2021 09:56:12
em Energia Renovável
turbina - General Electric - Renewable - usina - eólica offshore Maior turbina eólica offshore – General Electric Renewable


A turbina eólica mais poderosa do mundo fabricada pela GE Renewable Energy será instalada no maior parque eólico offshore do mundo

A maior turbina eólica do mundo está sendo desenvolvida pela GE Renewable Energy, subsidiária da gigante General Electric. A poderoa turbina foi nomeada de Haliade-X, e será lançada neste ano 2021. Para entregar o projeto, o conglomerado norte-americano GE planeja investir 400 milhões de dólares.

Leia também

A turbina eólica offshore Haliade-X de 13 MW será usada nas duas primeiras fases do Dogger Bank Wind Farm, do Reino Unido, com um total de 190 unidades a serem instaladas a partir de 2023.

Isso marcará a primeira instalação da turbina eólica mais poderosa do mundo em operação até o momento no que será o maior parque eólico offshore do mundo.

A produção em série da plataforma Haliade-X começará no segundo semestre de 2021, na fábrica da General Electric Saint-Nazaire, na França.

De acordo com o CEO da empresa, John Flannery, a General Electric quer liderar as tecnologias que estão impulsionando a transição energética global. “A energia eólica offshore é uma dessas tecnologias e traremos todos os recursos da General Electric para tornar o programa Haliade-X sucedido para nossos clientes”, comenta.

O que é Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica offshore do mundo fabricada pela General Electric Renewable Energy?

Anunciada pela primeira vez pela General Electric Renewable Energy, em março de 2018, a Haliade-X será a maior e mais poderosa turbina eólica offshore do mundo em seu lançamento, gerando 45% mais energia renovável do que a turbina mais produtiva atualmente no mercado.

A maior turbina eólica offshore do mundo em operação, o protótipo Haliade-X da GE, foi atualizado, ou “uprated” e agora está operando a uma potência de 13 MW.

Esta versão haliade-X, de 13 MW a mais, continuará a contar com lâminas de 107 metros de comprimento e um rotor de 220 metros e será capaz de gerar 4% mais Produção anual de energia (AEP) do que a versão anterior de 12 MW do protótipo.

O Haliade-X também incluirá várias ferramentas digitais para ajudar os clientes a realizar diagnósticos remotos e passar menos tempo no mar trabalhando na turbina.

Cada turbina será capaz de produzir energia renovável suficiente para abastecer 16.000 casas, com um parque eólico de 750 MW, criando o suficiente para um milhão de casas.

Veja o funcionamento o protótipo da Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo em desenvolvimento pela GE Renewable Energy

O setor de energia eólica offshore no mundo

O presidente e CEO da General Electric Renewable Energy, Jérôme Pécresse, disse: “O setor de energias renováveis ​​levou mais de 20 anos para instalar os primeiros 17 GW (Gigawatt) de energia eólica offshore”.

Segundo Pécresse, o setor de energia eólica deve crescer em 90 GW nos próximos 12 anos. “O Haliade-X mostra o compromisso da General Electric com o segmento de energia eólica offshore e estabelecerá uma nova referência para o custo da eletricidade, impulsionando assim mais crescimento offshore”, aponta.

A grande maioria dos equipamentos necessários para o Haliade-X será construída em uma fábrica em Cherbourg, França, criando 550 empregos no processo ao longo dos próximos dois anos.

John Lavelle, CEO da área de energia eólica offshore da General Electric Renewable Energy, acrescentou: “O Haliade-X 13 MW ajudará nossos clientes em um ambiente offshore cada vez mais competitivo e, por seu tamanho e funcionalidade digital, proporcionam um valor importante na fabricação, instalação e operação”

A General Electric Renewable Energy é uma empresa avaliada em 10 bilhões de dólares, trabalhando em energia eólica onshore e offshore, hidrelétrica e novas tecnologias, como energia solar concentrada, e liderará o projeto Haliade-X com apoio financeiro de sua controladora. A companhia emprega 22.000 pessoas em 55 países, e já instalou mais de 400 GW de capacidade em todo o mundo.

Haliade-X 14 MW wind

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.