Turbinas gigantes offshore reduzirão o preço da energia eólica, permitindo que o vento desempenhe no mundo um papel maior na energia renovável

Flavia Marinho
por
-
20-04-2021 13:02:36
em Energia Renovável
turbina - eólica - usina - energia renovável TURBINA EÓLICA OFFSHORE / Fonte: Reprodução Google

O custo da energia eólica pode ser reduzido pela metade ou mais nos próximos 30 anos, permitindo que o vento desempenhe um papel maior nas futuras redes de energia renovável em todo o mundo

A energia eólica offshore, que é mais cara e, portanto, muito menos comum do que a eólica onshore, terá as maiores quedas de preço. Turbinas muito maiores aumentarão a capacidade três vezes, criando economias de escala que reduzirão o custo de energia por megawatt-hora.

Leia também

A energia eólica flutuante offshore, que atualmente é a forma mais rara e cara de energia eólica, deverá se tornar muito mais barata e poderá ser responsável por um quarto de todos os desenvolvimentos offshore até 2035.

Esses custos aprimorados podem expandir significativamente os locais potenciais para parques eólicos offshore economicamente viáveis, uma vez que eles não estarão tão limitados a áreas onde o vento é adequado e a água é rasa o suficiente para fixá-los no fundo do oceano.

Turbinas gigantes offshore reduzirão o custo do da energia eólica em 37 a 49 por cento até 2050

O artigo, liderado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, com a contribuição de uma variedade de outras instituições acadêmicas, entrevistou 140 especialistas em energia eólica, um processo conhecido como “elicitação de especialistas”. Ele descobriu que uma combinação de fatores, particularmente o tamanho da turbina, reduziria o custo do vento em 37 a 49 por cento até 2050.

Isso representa uma melhoria de 50% nas perspectivas em comparação com um estudo semelhante realizado em 2015. Isso é mais um exemplo da tendência de subestimar, maciçamente, a trajetória dos custos de energia renovável ao longo do tempo, e é um bom presságio para outras tecnologias, como em grande escala baterias e hidrogênio verde.

Todas as três formas de energia eólica: onshore, offshore e offshore flutuante ficarão mais baratas

Os especialistas previram reduções de custos em todas as três formas de energia eólica: onshore, offshore e offshore flutuante.

Os especialistas afirmam que a energia eólica offshore de fundo fixo provavelmente terá a maior queda nos custos, com uma queda de custo médio de 49 por cento, e nos cenários mais otimistas, colocando-a em 64 por cento.

A energia eólica offshore flutuante teve uma queda de preço média de 40 por cento e um máximo de 56 por cento, e, em terra, teve uma queda de preço média de 37 por cento e um máximo de 54 por cento.

Turbinas sem pás podem revolucionar usinas eólicas e mudar o mundo da energia renovável

Assista o funcionamento da Turbina Vortex Bladeless

Vortex Bladeless, uma start-up tecnológica com sede na Espanha, está desenvolvendo turbinas de energia eólica que não necessitam de pás (ou hélices). Um dos objetivos é que se consiga utilizar estas turbinas em espaços urbanos e residenciais, onde o impacto de parques ecológicos fosse demasiado grande. Parecida com um “canudo gigante”, segundo seus criadores, ela veio para mudar o mundo da energia renovável.

David Yáñez, o inventor destas turbinas, afirma que pode ser um complemento à energia fotovoltaica “porque os painéis solares produzem eletricidade durante o dia, enquanto as velocidades do vento tendem a ser mais altas à noite”. “Mas o principal benefício da tecnologia é reduzir o seu impacto ambiental, o seu impacto visual e o custo de operação e manutenção da turbina”, acrescenta.

A Vortex Bladeless afirma que a turbina não é um perigo para os padrões de migração de aves, ou para a vida selvagem, especialmente se utilizada em ambientes urbanos. Adicionalmente, afirma que o ruído criado seria numa frequência praticamente indetetável para os seres humanos.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.