1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Finalmente sai a licença para as obras de construção do Porto de Macaé, que junto a UPGN vai gerar milhares de empregos e tornará o município a maior base operacional da indústria de óleo e gás do Brasil!
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Finalmente sai a licença para as obras de construção do Porto de Macaé, que junto a UPGN vai gerar milhares de empregos e tornará o município a maior base operacional da indústria de óleo e gás do Brasil!

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 16/10/2022 às 18:17
Macaé - emprego - porto - Rio de Janeiro - óleo e gás
Obras de construção do Porto de Macaé vai gerar milhares de empregos e investimentos no município do Rio de Janeiro – Imagem TN

Macaé já conta também com a licença de instalação da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que junto ao TEPOR cria o maior hub do gás natural do Brasil

Boas notícias para Macaé! A licença de instalação do TEPOR – novo porto da cidade, foi aprovada por unanimidade no último dia 11 e publicada na sexta-feira (14), pela Comissão Especial de Controle Ambiental (Ceca). Além da geração de empregos e novos investimentos para Macaé, a consolidação do TEPOR representa um marco para o Rio de Janeiro diante da retomada do mercado global de óleo, gás e energia.

O novo porto de Macaé irá viabilizar a logística para as operações de exploração e produção que ocorrem nas Bacias de Campos e de Santos. Vale ressaltar que Macaé já conta com a licença de instalação da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN). Juntos, os empreendimentos criam o maior hub do gás natural do Brasil, que transformará o município definitivamente na “Cidade Energia”.

O novo porto garante ao Rio de Janeiro mais investimentos, novos negócios e principalmente a geração de empregos.

“Para o Estado, Macaé se consolida como a principal base estratégica de operações das atividades do petróleo, responsável hoje por garantir a geração de empregos e mais investimentos. E neste sentido, a nossa cidade se torna protagonista de uma nova história de desenvolvimento e de prosperidade para todo o Rio de Janeiro, um papel importante que defendemos na Alerj e junto ao governador Cláudio Castro”, destacou o deputado estadual Chico Machado.

“O Tepor é peça chave para a transformação de Macaé na Cidade Energia. O projeto representa também a confirmação dos mais de R$ 25 bilhões em investimentos que serão consolidados na cidade ao longo dos próximos cinco anos”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

Ao longo de uma década, o processo de viabilização do TEPOR envolvem diversos atores políticos e lideranças empresariais de Macaé e do Estado, responsáveis por defender a instalação do empreendimento como um caminho viável para promover desenvolvimento e fortalecer a economia de todas as cidades do Norte Fluminense.

Após a finalização desta fase de licenciamento, o Tepor entra agora na etapa de assinatura dos contratos dos investidores que irão aportar os recursos necessários para a execução das obras.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos