O desenvolvimento do motor a hidrogênio ficou na responsabilidade de uma grande empresa dos EUA, que fabrica motores para aeronaves. Com a nova tecnologia, a aviação comercial contará com muito mais eficiência e segurança
A empresa norte-americana do ramo de fabricação de motores de aviões, Pratt & Whitney, anunciaram na última segunda-feira, dia 21 de fevereiro, que foi selecionada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) para que pudesse desenvolver uma nova tecnologia de propulsão a hidrogênio, com alto grau de eficiência, totalmente destinada à aviação comercial. O desenvolvimento dessa nova tecnologia é de interesse principal da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada – Energia (ARPA-E), do DoE.
Leia também
- Avião 100% elétrico será testado pela NASA ainda esta semana
- Conheça Destinus, o avião hipersônico movido a hidrogênio capaz de transportar cargas entre continentes em menos de duas horas
- Boom Supersonic está construindo o avião supersônico mais rápido e sustentável do mundo
- Roc Stratolaunch, o maior avião do mundo, com a maior asa, medindo 117 metros, 6 motores e com um dos mais estranhos designs do mundo, concluiu ontem (16/01) o primeiro voo de teste atingindo 330 KM/h de velocidade
- Borracheiro no interior do Rio Grande do Norte constrói avião com motor de fusca e sucata de carros, moto, caminhão e bicicleta
Entenda como funcionará a nova tecnologia de propulsão a hidrogênio, destinado à aviação comercial
O novo projeto do motor a hidrogênio, tipo turbina, inter-resfriado e com ‘Hydrogen Steam Injected, Inter-Cooled Turbine Engine’ (vapor injetado), o HySIITE, usará combustão de hidrogênio líquido, com um sistema de recuperação de vapor de água, com o intuito de atingir o nível de zero emissões de CO2 durante dos voos realizados, enquanto as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) são reduzidas em até 80%, reduzindo também o consumo de combustível em torno de 35% para a próxima geração de aeronaves de corredor único.
O novo motor a hidrogênio HySIITE queimará o hidrogênio em um tipo de ciclo de motor termodinâmico, capaz de incorporar a injeção de vapor, com o intuito de reduzir fortemente as emissões de NOx, que é um gás proveniente do efeito estufa.
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também- Pequeno país APROVA CONSTRUÇÃO faraônica de US$ 67 bilhões e 1.541 km — China e Japão disputam a liderança do projeto HISTÓRICO
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
- R$ 310 milhões, 56 mil moradores e a construção de nova ponte: Joinville planeja ligação viária que pode mudar a cidade
- Nada de asfalto! Rodovia federal abandona tradicional piso e adota concreto, que dura o dobro do velho asfalto
Tecnologias do motor a hidrogênio da Pratt & Whitney
A estrutura do sistema semi-fechado que foi exclusivamente planejada para o HySIITE, será capaz de alcançar uma eficiência térmica muito maior do que células de combustível, além de reduzir os custos de operações totais quando comparado ao uso de outros combustíveis sustentáveis de aviação.
O desenvolvimento desse motor a hidrogênio é a primeira colaboração direta entre Pratt & Whitney e a ARPA-E. Segundo o vice-presidente sênior de Engenharia e Tecnologia da Pratt & Whitney, Geoff Hunt, essa é uma oportunidade muito empolgante para a Pratt & Whitney, para começar a desenvolver tecnologias principais, que podem dar vida ao primeiro motor a hidrogênio, injetado a vapor e inter-resfriado.
Hunt disse ainda que por cerca de quase 100 anos, a Pratt & Whitney tem estado à frente no quesito inovação de tecnologias de ponta, que ajudam a melhorar constantemente a eficiência dos motores de aviões.
Satisfação da Pratt & Whitney e responsabilidade com o meio ambiente
O vice-presidente de Engenharia da Pratt & Whitney relatou que todos na companhia estão felizes por terem sido selecionados para trabalhar no desenvolvimento desta que pode ser a próxima tecnologia inovadora do setor de aviação.
O diretor de Sustentabilidade da Pratt & Whitney, Graham Webb, disse que a companhia possui um extenso legado com o desenvolvimento de propulsão movida a hidrogênio, e afirmou também que todos estão empolgados em avançar com vigor essa tecnologia emergente, tornando-a parte da estratégia abrangente da Pratt & Whitney, como forma de ambicioso apoio para cumprimento de meta da indústria da aviação, que é atingir zero emissões líquidas de CO2 das aeronaves o ano de 2050.
Valdemar MedeirosJornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia
Compartilhe nas redes sociaisAbrir Mais Deletar TudoVocê enviará um e-mail paraMover comentário