Estado do Paraná lidera geração distribuída de energia solar brasileira no top 5

Valdemar Medeiros
por
-
08-02-2021 11:56:50
em Energia Renovável
Paraná - energia solar - geração distribuída Instalação dos painéis solares fotovoltaicos no Palácio 29 de Março. Curitiba, 14/05/2019. Foto: Isabella Mayer/SMCS. Instalação dos painéis solares fotovoltaicos no prédio da Prefeitura de Cuririba.

Paraná é o 5º estado com maior número de instalações de energia solar no Brasil e o maior na geração distribuída

O Paraná é o 5º estado brasileiro com maior número de instalações de energia solar no Brasil e um dos que mias contribuem na geração distribuída do pais. Até agosto de 2019, foram estabelecidas 1.053 conexões para captação de energia solar em terras paranaenses, o que corresponde a quase 8% do total de instalações em todo o país. O Estado fica atrás apenas de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. As informações são da 1ª pesquisa da Greener em 2019, divulgada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Leia também

Vantagens da energia solar

A vantagem da energia solar é ser uma energia limpa, sustentável e com ótimo retorno econômico e o Paraná já desfruta disso sendo destaque em geração distribuída. “Não é possível zerar a conta devido ao pagamento de taxa mínima pelo custo de disponibilidade da rede da distribuidora, mas se comparada à conta de luz que tem suas bandeiras aumentadas frequentemente a redução é considerável”, lembra ele.

Em novembro, por exemplo, a bandeira estava vermelha no patamar 1, com custos entre R$ 3 para R$ 4 a cada 100 kWh no Paraná.

“Estamos observando uma procura muito grande nas cidades da região, até por conta de o preço de instalação e dos equipamentos da energia solar ter reduzido, pela facilidade de instalação e pelas linhas de crédito para financiamento terem sido facilitadas”, conta o gerente da empresa especializada, destacando que o prazo médio de todo o processo instalação gira em torno de 45 a 60 dias – incluindo desde o projeto até o pós-venda.

Métricas da ABSOLAR na geração distribuída Paraná

Segundo a ABSOLAR, os benefícios incluem a esfera socioeconômica, como a redução de gastos com energia elétrica para a população, empresas e governos, trazendo economia para a sociedade. Além disso, impulsionam a geração de empregos locais, estimados em de 25 a 30 novas vagas por MW/ano; e a atração de capital externo e novos investimentos privados no país.

Já no âmbito ambiental do Paraná são destacados a geração de eletricidade limpa, renovável e sustentável, sem a emissão de gases de efeito estufa, sem resíduos, com baixo impacto ao meio ambiente.

A energia solar fotovoltaica também tem grande importância estratégica, promovendo a diversificação da matriz elétrica brasileira ajudando na segurança e no suprimento de energia elétrica.


Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.