Em um país com vastas reservas de combustível, o Diesel é vendida a preços incrivelmente baixos, mais baratos que a água.
No Irã, os preços de produtos básicos podem ser bem surpreendentes. Por exemplo, em certos lugares, comprar um litro de diesel custa menos do que um litro de água. Ou seja, nesses locais, a água é mais cara que o combustível.
Um combustível extremamente barato
O Irã, reconhecido por suas vastas reservas de petróleo e gás natural, apresenta uma peculiaridade econômica que desperta a atenção: o preço extremamente baixo do combustível, frequentemente inferior ao da água engarrafada.
Detentor da terceira maior reserva de petróleo e da segunda maior de gás natural do mundo, o Irã possui recursos energéticos abundantes.
- ‘Multa à distância’: agentes agora usam câmeras e IA para aplicar multas nos motoristas brasileiros
- Motorista vai ter que fazer novos exames para renovação da CNH? Notícia que CNH mudou e agora exige dois exames é espalhada pela internet, mas é fake!
- Hyundai confirma Kona Hybrid no Brasil! SUV híbrido chega em abril com visual moderno para disputar mercado com Corolla Cross e Song Pro antes da versão elétrica
- Chevrolet traz de volta lendas sobre rodas! Descubra quais clássicos serão restaurados e vendidos oficialmente!
Essas reservas permitiram ao país manter uma produção muito grande de petróleo, alcançando uma média de 1,56 milhão de barris diários entre janeiro e maio de 2024, segundo a empresa de análise Vortexa.
Grande parte dessa produção é destinada ao consumo interno, facilitando a manutenção de preços baixos para os combustíveis.
Política de subsídios ao combustível
Desde a Revolução Islâmica de 1979, o governo iraniano adotou uma política de subsídios massivos aos combustíveis, visando tornar a energia acessível a toda a população e impulsionar o desenvolvimento econômico.
Em 2022, o Fundo Monetário Internacional estimou que o Irã gastou US$ 163 bilhões em subsídios energéticos, representando mais de 27% do seu Produto Interno Bruto (PIB), a maior proporção global.
Comparação com o preço da água
Uma curiosidade é que, em algumas situações, o preço do Deisel no Irã é inferior ao da água engarrafada.
O site iraniantours.com mostra que, no Irã, uma garrafa de 500 ml de água custa 5.000 riais iranianos (aproximadamente $0,12). Já o site pt.globalpetrolprices.com, uma referência no setor, informa que o preço por litro de diesel é de 3.000 riais iranianos (aproximadamente $0,07).
Desafios econômicos
Os subsídios elevados pressionam o orçamento nacional, especialmente em um contexto de sanções internacionais que afetam as receitas do país. Além disso, os preços baixos incentivam o consumo excessivo e o desperdício, contribuindo para problemas ambientais e escassez de energia.
Em novembro de 2024, o Irã enfrentou apagões programados devido a déficits de energia, uma situação paradoxal para um país rico em recursos energéticos. O governo afirma que as sanções vêm prejudicando os investimentos na extração do gás natural.
Debates internos sobre subsídios
A liderança iraniana está ciente das implicações econômicas dos subsídios aos combustíveis. Em agosto de 2024, o presidente Masoud Pezeshkian criticou os preços subsidiados, classificando-os como “irracionais“, considerando especialmente as dificuldades financeiras do país em adquirir alimentos e medicamentos.
No entanto, ajustes nos preços dos combustíveis são politicamente sensíveis. Aumentos anteriores resultaram em protestos, como os de 2019, quando manifestações contra o aumento dos preços do combustível foram violentamente reprimidas.
Sanções internacionais e aumento da inflação
As sanções impostas pelos Estados Unidos e outros países têm exacerbado os desafios econômicos do Irã. A taxa de inflação anual no Irã atingiu 34,5% em outubro de 2024.
Com as exportações de petróleo e derivados severamente restringidas, uma maior parte da produção energética iraniana é direcionada ao mercado doméstico, contribuindo para a abundância de combustíveis e, consequentemente, para os preços extremamente baixo.
As restrições reduziram as exportações de petróleo e as receitas governamentais, levando a déficits orçamentários e alta inflação.
Embora os subsídios aos combustíveis ajudem a aliviar a carga financeira sobre os cidadãos, eles também aumentam a pressão sobre as finanças públicas.
O governo tem evitado o colapso econômico principalmente através de exportações de petróleo para a China, mas essa dependência não é sustentável a longo prazo.
Desafios ambientais e de infraestrutura
O consumo elevado de combustíveis subsidiados leva a desafios ambientais. A poluição do ar nas grandes cidades iranianas atingiu níveis alarmantes, em parte devido ao uso intensivo de veículos movidos a combustíveis fósseis baratos.
Além disso, a infraestrutura energética do país sofre com anos de sub investimento e sanções, resultando em apagões frequentes e ineficiências na distribuição de energia.
O preço extremamente baixo dos combustíveis no Irã é um fenômeno complexo, enraizado em políticas de subsídios destinadas a tornar a energia acessível.
No entanto, essa abordagem apresenta desafios econômicos, ambientais e sociais significativos. A comparação com o preço da água engarrafada destaca a magnitude dos subsídios e levanta questões sobre sua viabilidade futura.
À medida que o Irã navega por suas dificuldades econômicas, equilibrar a necessidade de apoiar os cidadãos com a sustentabilidade fiscal e ambiental será crucial.
Com informações de globalpetrolprices e iraniantours.
Eu havia feito um colocação bem loga. Porém, demorei retomar, apagou. Mas vou ser sucinto, objetivo. Como o nosso país tem laços comerciais desde o regime do ex xá do IRAN REZA PAHLAVI e as pessoa estão reclamando do preço da gasolina, -( se vocês não sabem, a Polônia tinha uma dívida bem grande como o Brasil na era Getulista, como não tinham dinheiro. Pois, o YSLOT só tinha valor interno, quitaram sua dívida construíndo NAVIOS para nossa Marinha Mercante)- nem que o governo federal poderia apresentar proposta de troca de alimentos e ledicamentos por gasolina. Felizmente ainda temos a Transpetro antiga FRONAPE com seus navios especializados em derivados limpos, leves. Mas já não temos mais os NAVIOS frigoríficos expressos, FRIGO SANTOS, TIETE E TEJO do extinto LLOYD BRASILEIRO no DESGOVERNO FHC, que agora nos fazem falta
No Brasil a gasolina também custa menos que a água… uma garrafa de água mineral 500ml custa 3,50 em qualquer boteco o que significa que 2 delas 1000ml custa 7,00 enquanto um litro de gasolina é um pouco acima de R$ 6,00 Se for num shopping, aeroporto, lojas de conveniência. estadios
de futebol, restaurantes etc esses valores aumentam exponencialmente chegando a custar RS 5,00 ou R$ 6,00 uma garrafa de 500ml e aí? …gasolina no Brasil é barata ou a água é que é cara? Agora imagine (analise mentalnente) todo o processo como, logística, ivestimentos e o custo necessario para ( ambos) chegarm ao consumidor final…? discrepante e difícil de entender e aceitar isso nao?