A empresa norueguesa de petróleo e gás Equinor registrou uma perda no primeiro trimestre do ano devido aos baixos preços do petróleo e prejuízos de US $ 2,5 bilhões, mas entregou uma produção recorde durante o período.
A Equinor divulgou nesta quinta-feira (07) ganhos ajustados de US $ 2,05 bilhões no primeiro trimestre, ante US $ 4,19 bilhões no mesmo período de 2019. O lucro ajustado após impostos foi de US $ 0,56 bilhão, abaixo dos US $ 1,54 bilhão no mesmo período do ano passado. Preços mais baixos para líquidos e gás impactaram os resultados do trimestre.
Leia mais sobre o mercado de energia do Brasil
- Petrobras recorre a terceiros para armazenar excesso de combustível
- Maior gerador de vagas de emprego no Brasil, a construção civil obteve o maior PIB desde 2013
- Governo assina decreto para projeto piloto de exploração de petróleo e gás não convencionais no Brasil
O lucro operacional líquido do IFRS foi de US $ 0,06 bilhões no primeiro trimestre, ante US $ 4,73 bilhões no mesmo período de 2019.
O lucro líquido do IFRS foi negativo em US $ 0,71 bilhão no primeiro trimestre, após prejuízos líquidos de US $ 2,45 bilhões, abaixo dos US $ 1,71 bilhão positivo no primeiro trimestre de 2019.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
A receita operacional líquida foi impactada por encargos por redução ao valor recuperável de US $ 2,45 bilhões, dos quais US $ 0,86 bilhão em ativos na plataforma continental norueguesa e US $ 1,40 bilhão em carteira internacional.
As imparidades são desencadeadas principalmente por uma redução nas premissas de preços de curto prazo.
Eldar Sætre, Presidente e CEO da Equinor, disse: “Nossos resultados financeiros no trimestre foram impactados pelos preços mais baixos das commodities. No entanto, entregamos um forte desempenho operacional com produção recorde e fluxo de caixa sólido nessas condições de mercado. A incerteza permanece alta com preços muito baixos das commodities e aumento dos diferenciais no final do primeiro trimestre e no início do segundo trimestre.
“Continuaremos a priorizar o valor em detrimento do volume e já reduzimos a atividade, principalmente nos EUA em terra. Consideraremos mais reduções de atividade e usaremos a flexibilidade que temos em nosso portfólio, conforme necessário ”.
Saída de gravação
A Equinor entregou uma produção total recorde de 2.233 mboe por dia no primeiro trimestre, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2019.
O aumento bem-sucedido de novos campos, bem como a nova capacidade de poços, contribuíram para o crescimento da produção.
O ramp-up de Johan Sverdrup contribui significativamente para o aumento da produção no trimestre, e o campo atingiu um nível mais alto de produção de platô, com 470.000 boe por dia no final de abril.
A Equinor espera proporcionar um crescimento médio anual da produção de cerca de 3% de 2019 a 2026. Devido às incertezas do mercado, restrições de produção impostas pelo governo e abordagem de valor sobre o volume da Equinor, a Equinor suspendeu outras orientações de produção para 2020.
A Equinor espera um investimento operacional orgânico de cerca de US $ 8,5 bilhões em 2020 e está atualizando sua expectativa de investimento orgânico para 2021 para cerca de US $ 10 bilhões.
O conselho de administração decidiu um dividendo em dinheiro de US $ 0,09 por ação no primeiro trimestre de 2020, uma redução de 67% em comparação com o nível de dividendos proposto no quarto trimestre de 2019.