Equinor tem grande desempenho operacional mas amargura prejuízos devido a commodities com preços baixos

Paulo Nogueira
por
-
07-05-2020 05:03:29
em Petróleo, Óleo e Gás
Equinor preços petróleo produção Plataforma da Equinor no Mar do Norte junto a um Flotel

A empresa norueguesa de petróleo e gás Equinor registrou uma perda no primeiro trimestre do ano devido aos baixos preços do petróleo e prejuízos de US $ 2,5 bilhões, mas entregou uma produção recorde durante o período.

A Equinor divulgou nesta quinta-feira (07) ganhos ajustados de US $ 2,05 bilhões no primeiro trimestre, ante US $ 4,19 bilhões no mesmo período de 2019. O lucro ajustado após impostos foi de US $ 0,56 bilhão, abaixo dos US $ 1,54 bilhão no mesmo período do ano passado. Preços mais baixos para líquidos e gás impactaram os resultados do trimestre.

Leia mais sobre o mercado de energia do Brasil

O lucro operacional líquido do IFRS foi de US $ 0,06 bilhões no primeiro trimestre, ante US $ 4,73 bilhões no mesmo período de 2019.

O lucro líquido do IFRS foi negativo em US $ 0,71 bilhão no primeiro trimestre, após prejuízos líquidos de US $ 2,45 bilhões, abaixo dos US $ 1,71 bilhão positivo no primeiro trimestre de 2019.

A receita operacional líquida foi impactada por encargos por redução ao valor recuperável de US $ 2,45 bilhões, dos quais US $ 0,86 bilhão em ativos na plataforma continental norueguesa e US $ 1,40 bilhão em carteira internacional.

As imparidades são desencadeadas principalmente por uma redução nas premissas de preços de curto prazo.

Eldar Sætre, Presidente e CEO da Equinor, disse: “Nossos resultados financeiros no trimestre foram impactados pelos preços mais baixos das commodities. No entanto, entregamos um forte desempenho operacional com produção recorde e fluxo de caixa sólido nessas condições de mercado. A incerteza permanece alta com preços muito baixos das commodities e aumento dos diferenciais no final do primeiro trimestre e no início do segundo trimestre.

“Continuaremos a priorizar o valor em detrimento do volume e já reduzimos a atividade, principalmente nos EUA em terra. Consideraremos mais reduções de atividade e usaremos a flexibilidade que temos em nosso portfólio, conforme necessário ”.

Saída de gravação
A Equinor entregou uma produção total recorde de 2.233 mboe por dia no primeiro trimestre, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2019.

O aumento bem-sucedido de novos campos, bem como a nova capacidade de poços, contribuíram para o crescimento da produção.

O ramp-up de Johan Sverdrup contribui significativamente para o aumento da produção no trimestre, e o campo atingiu um nível mais alto de produção de platô, com 470.000 boe por dia no final de abril.

A Equinor espera proporcionar um crescimento médio anual da produção de cerca de 3% de 2019 a 2026. Devido às incertezas do mercado, restrições de produção impostas pelo governo e abordagem de valor sobre o volume da Equinor, a Equinor suspendeu outras orientações de produção para 2020.

A Equinor espera um investimento operacional orgânico de cerca de US $ 8,5 bilhões em 2020 e está atualizando sua expectativa de investimento orgânico para 2021 para cerca de US $ 10 bilhões.

O conselho de administração decidiu um dividendo em dinheiro de US $ 0,09 por ação no primeiro trimestre de 2020, uma redução de 67% em comparação com o nível de dividendos proposto no quarto trimestre de 2019.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe