Início Energia solar ultrapassa a marca de 1 TW de potência instalada no planeta! Conheça as 10 principais curiosidades sobre essa fonte que muitas pessoas desconhecem

Energia solar ultrapassa a marca de 1 TW de potência instalada no planeta! Conheça as 10 principais curiosidades sobre essa fonte que muitas pessoas desconhecem

27 de julho de 2022 às 16:07
Compartilhe
Siga-nos no Google News
energia - energia solar - painel solar - renovável
Usina solar – Imagem MagazineLatam

Com a disparada nas tarifas de energia e o aquecimento global, investir na energia solar pode ser uma ótima medida para economizar e contribuir para uma maior sustentabilidade do planeta!

Apesar do uso da energia solar crescer substancialmente nos últimos anos, e ultrapassado a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada no planeta, de acordo com estudo da Solar Europe, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como a fonte funciona e nem suas particularidades.

Confira abaixo um top 10 com as principais curiosidades da energia solar elaborada pela SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do Brasil

  • Funcionam à noite e em dias nublados: as placas fotovoltaicas funcionam normalmente durante o dia todo e também nos dias nublados, tendo em vista que os módulos solares precisam de radiação solar (luz) para gerar energia. Além disso, no momento da geração de energia, podemos armazená-la em baterias para ser utilizada durante a noite.
  • Não é gerada pelo calor: erroneamente, muitas pessoas acham que a energia solar funciona por causa do calor gerado pelo sol, mas, na verdade,  a luz  e a radiação solar na atmosfera são os principais responsáveis pela produção de energia fotovoltaica.
  • Podem durar mais de 25 anos: após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos para geração de energia solar podem durar mais de 25 anos e provavelmente com 80% de seu desempenho.
  • Conta de luz mais barata: em meio aos constantes aumentos nas tarifas de energia e as mudanças de bandeiras tarifárias, a instalação de um sistema solar fotovoltaico é uma alternativa que pode trazer grandes economias na conta de luz, chegando a até 95% de desconto nas tarifas.
  • China é o país com a maior capacidade instalada de energia solar do mundo: de acordo com dados de 2021 da Absolar, o país asiático é o maior produtor de energia fotovoltaica do mundo, com  uma capacidade instalada anual de 253,8 GW, seguido pelos Estados Unidos (73,8 GW) e Japão (68,6 GW). O Brasil ocupa a 15ª posição do ranking, com mais de 10 GW de potência.
  • Veículos movidos a energia solar já são uma realidade: estudos e protótipos comprovam que existe a possibilidade de veículos movidos a energia solar, e o que antes não passava de teoria, hoje começa a se tornar realidade.  Há alguns anos, grandes marcas têm criado protótipos de carros abastecidos por painéis fotovoltaicos para participar do famoso Desafio Solar Mundial (World Solar Challenge) realizado na Austrália para desafiar os limites da tecnologia limpa.  A Ford, inclusive, é uma das fabricantes que concorrem no desafio.
  • Além disso, a SolarVolt Energia, aponta que ainda existe outra forma de atuação da energia fotovoltaica para quem tem carros elétricos. De acordo com a integradora mineira, por meio de uma infraestrutura solar para recarga elétrica veicular ou da instalação de carregadores de parede do tipo Wallbox é possível  abastecer os veículos de qualquer lugar.
  • Monitoramento pela internet: outra grande curiosidade sobre energia solar é que alguns equipamentos possibilitam conexão com a internet e podem fornecer informações sobre o desempenho e a produção do sistema pelo celular, tablet ou computador de qualquer lugar do mundo a partir de uma conexão Wi-Fi.
  • Fácil instalação: a instalação de sistemas fotovoltaicos não exige a realização de obras complexas ou a aplicação de materiais que exijam grandes mudanças na estrutura do local, principalmente quando são feitas em telhados. Na maioria das vezes são necessários apenas os painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central, conhecido como inversor de tensão. 
  • Manutenção simples: a estrutura dos painéis solares é muito simples e não conta com partes móveis ou encaixes flexíveis que exijam manutenção com regularidade. Os cuidados são simples, limitando-se à limpeza das placas para evitar a perda de eficiência. Normalmente, quando há muita sujeira, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir o serviço. Caso isso não aconteça, a limpeza pode ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano.
  • NASA utiliza energia solar no espaço: uma grande curiosidade sobre energia solar é que a própria NASA utiliza o sistema no espaço em uma de suas estações por esta ser considerada a melhor alternativa para a geração de eletricidade no local. Além disso, também é muito comum ver as placas solares ao redor dos satélites, seja em imagens geoespaciais e filmes relacionados ao tema.

“A energia solar é a fonte do futuro. Além dos seus diferenciais em relação às outras fontes quanto ao preço e a facilidade de instalação, ela possui rápido retorno nos investimentos e uma maior facilidade na obtenção de financiamentos. Com as altas das tarifas de energia dos últimos anos e o aquecimento global, investir em um sistema fotovoltaico pode ser uma ótima medida para economizar e contribuir para uma maior sustentabilidade do planeta”, comenta Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor Comercial da SolarVolt.

Artigos recomendados

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes