Energia solar: Empresa prepara início da comercialização de painéis solares leves, finos e flexíveis que se fixam nos telhados

Fábio Lucas
por
-
19-05-2021 18:00:21
em Energia Renovável
energia solar energia limpa painéis solares Foto: Maxeon

Empresa de Singapura se prepara para começar a comercialização dos painéis solares que podem ser curvados

O mundo está focado em aumentar a produção e uso de energias limpas, em que a energia solar vem ganhando ainda mais espaço. Uma empresa de Singapura, por exemplo, investiu, nos últimos anos, no desenvolvimento e produção de um painel solar ainda mais barato, fácil de manusear e eficiente.  

A empresa Maxeon Solar Technologies, com sede em Singapura, anunciou que irá colocar à venda os painéis solares Maxeon Air. As características do produto da empresa são muito mais eficientes, sem moldura, finos, leves e adaptáveis às superfícies. O produto também possui um desempenho igual a qualquer outro painel solar.  

Como funciona o painel de energia solar 

Os painéis solares da Maxeon Solar funcionam de uma maneira inovadora. A empresa destaca que o painel solar poderá ser instalado diretamente no telhado, sem a necessidade de instalação de âncoras ou qualquer outra ferramenta para mantê-los fixos nos telhados. O material também é feito para se adaptar a telhados irregulares. 

O material é pesa cerca de 6 kg por metro quadrado, sendo esse peso cerca da metade dos painéis convencionais. Eles também são produzidos para suportarem o fogo. A empresa destaca que os paneis solares da Maxeon são bastante eficientes se comparados com os painéis comuns. Ele tem uma eficiência de 20,9%.  

Novo painel solar flexível produzido por empresa de Singapura. Foto: Maxeon

Jeff Waters, executivo da empresa, falou sobre o produto: “Além de todo o nosso trabalho de desenvolvimento inovador da equipe no design e materiais do produto, esta nova plataforma de tecnologia é fundamentalmente habilitada por nossa tecnologia de célula IBC. Ela possui uma resistência superior à corrosão e capacidade de dobrar sem rachaduras prejudiciais aos painéis. Tem a capacidade única de passar a corrente enquanto está sombreado, continuando a produzir energia em condições que desligariam outros painéis”. 

Vídeo demonstrativo do painel solar da Maxeon

Energia solar: Algumas perguntas a serem respondidas 

O produto parece ser inovador, porém, a Maxeon não deixou claro como os painéis serão substituídos em caso de problema. Ainda faltam mais detalhes sobre em quais tipos de telhados eles poderão ser aplicados. Além de tudo, o preço, que é o mais importante para o consumidor, não foi divulgado.  

Energias renováveis irão mover o mundo nas próximas décadas 

O uso de energias renováveis deve aumentar a cada ano ao longo das próximas décadas. Os países estão trabalhando para emitir cada vez menos carbono na atmosfera. A energia solar tem uma grande vantagem se comparado com outras fontes renováveis. Energizar uma casa com energia solar é muito mais barato se comparado com outras fontes, tais como energia eólica. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe