Volvo anuncia encerramento da produção de motores a combustão a gasolina e a diesel no Brasil

Volvo - motores a combustão - gasolina - diesel VolvoCars – Fonte: Assessoria de comunicação Volvo Cars/Foto: Danielle Sampaulo_

Com objetivo de “eletrificar” o Brasil, a Volvo anuncia que encerrará a fabricação de carros movidos a gasolina e diesel com motores a combustão

A Volvo anunciou, nesta terça-feira (18), que não irá mais produzir automóveis totalmente movidos a gasolina ou a diesel no país. A empresa pretende se ver livre dos motores a combustão até o ano de 2030. Apesar do Brasil estar bem distante de ser um modelo no mercado de carros elétricos do mundo, a Volvo incluiu o país nessa transição para os elétricos.

Leia também

Volvo deseja extinguir os motores a combustão movidos a gasolina e diesel

De acordo com João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, o plano de eliminar os motores a combustão, a diesel e gasolina existe desde 2016/2017. A empresa acredita que o mercado irá se expandir e os veículos elétricos irão receber uma grande demanda do consumidor brasileiro.

Com essa decisão, junto coma a Noruega, o Brasil passa a ser uma das nações onde a Volvo decidiu eliminar 100% dos carros a combustão, a diesel e gasolina. Embora as diferenças entre o Brasil e a Noruega, que atualmente é um dos países líderes no mercado de elétricos, seja enorme, a estratégia da montadora é explicada pelos números.

A entrada da Volvo no mercado de carros elétricos no país

Um pouco depois de pensar em eliminar os veículos com motores a combustão, a gasolina e a diesel, a Volvo lançou, em 2018, o seu primeiro modelo de carro híbrido plug-in no brasil, o XC90. A empresa foi, pouco a pouco, ganhando espaço no mercado de elétricos, até conseguir uma participação de 40% no mercado brasileiro de elétricos.

De acordo com Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head of Latin América Hub, não há como voltar atrás com esse movimento que a Volvo está iniciando no Brasil, com expansão para toda a América Latina. A montadora sueca no Uruguai também irá parar de produzir carros a combustão, a gasolina e a diesel ainda este ano.

Montadora já possui um substituto para os modelos de carros convencionais

Dentro da estratégia de eliminar os carros a combustão, a Volvo iniciou, oficialmente, a pré-venda do modelo XC40 Recharge Pure Eletric, uma versão 100% elétrica do menor SUV já produzido pela montadora. Ele chegou com um preço promocional de cerca de R$ 389.950 e as primeiras unidades serão entregues em setembro aos compradores.

A previsão é que sejam vendidos no primeiro momento 300 unidades, e, para atrair mais compradores, quem garantir o modelo na pré-venda irá levar o carregador do tipo Wallbox, três anos de revisões gratuitas para o carro elétrico e uma caixa de som inteligente Google Nest.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.