Empresas desenvolvem carregador mais rápido do mundo para carros elétricos; tecnologia é capaz de completar bateria em apenas 15 minutos

Valdemar Medeiros
por
-
10-05-2022 13:39:23
em Veículos Elétricos
carro elétrico - carros elétricos - eletropostos - carregadores Eletroposto ultrarrápido fruto de parceria das empresas Eviny e a ABB -Imagem: Divulgação

Empresas da Noruega desenvolveram novos carregadores ‘super rápidos’ para carros elétricos. O produto possui capacidade máxima de 360 kW e é capaz de carregar totalmente um veículo a bateria em apenas 15 minutos.

A Noruega recebeu nesta segunda-feira (9) dois carregadores para carros elétricos do modelo Terra 360, que é capaz de carregar um carro elétrico por completo em apenas 15 minutos. O Eletroposto possui capacidade máxima de 360 kW, o que é muito maior do que a maioria dos carregadores rápidos atuais, que possuem potência que varia entre 50 e 150 kW. Os equipamentos foram instalados na estância de esqui da Noruega, situados na cidade de Geilo e também no Oasen Shopping Center, cidade de Bergen, a segunda maior do país. Cada um dos carregadores tem capacidade de carregar dois veículos ao mesmo tempo. O projeto é resultado de uma parceria entre a ABB e a Eviny, ambas são fornecedoras de carregadores para carros elétricos.

Eletroposto para carros elétricos funcionam em climas extremos

ABB instalou os primeiros carregadores Terra 360 – Reprodução/Youtube

Os dois carregadores para carros elétricos servirão como  “projeto piloto” e devem ser seguidos por uma instalação maior no País e também na Suécia. De acordo com a ABB e Eviny, fabricantes do produto, os mesmos servem como uma pequena demonstração da capacidade da tecnologia de funcionar em condições extremas de clima.

Artigos recomendados

A Noruega, que possui um território um pouco maior que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo juntos, tenta se tornar o primeiro país a eliminar a comercialização e uso de carros com motores a combustão de gasolina e diesel até 2025. Os carros elétricos foram cerca de 64,5% da venda de veículos novos no país no último ano, quase dois a cada três veículos.

A Eviny já possui mais de 400 carregadores rápidos atualmente, instalados em mais de 150 locais em toda a Noruega. De acordo com o CEO da Eviny em nota, Jannicke Hilland, a transição para o uso de carros elétricos está se expandindo rapidamente na Noruega e para continuar liderando a transição, é necessário implementar os eletropostos mais rápido. O executivo ainda destaca que a companhia está orgulhosa em ser a primeira do mundo a utilizar o produto da ABB.

Informações adicionais sobre o carregador ultrarrápido

A empresa ABB anunciou o carregador mais rápido do mundo em 2021 e o produto recebeu ofertas de ações de US$ 3 bilhões, o que, na época, era o equivalente a R$ 16,1 bilhões.

O equipamento consegue entregar, em apenas 3 minutos de recarga, 100 km de autonomia e é voltado para clientes comerciais, sendo ideal para estações de reabastecimento, estacionamento comercial e carregamento de frotas de veículos. O carregador possui uma saída máxima de 360 kW, reduzindo drasticamente o tempo na fila de espera.

Empresa suíça desenvolve carregador portátil

A empresa suíça Juice Technology, está desenvolvendo um novo carregador portátil para carros elétricos que pode ser adaptado às tomadas tipo 2 e 1, e de pequenas dimensões, tornando seu transporte muito mais fácil e descomplicado.

O objetivo do carregador é oferecer uma alternativa quando não há um posto de carregamento acessível para os veículos a bateria. A empresa também afirma em nota que é necessário fazer com que a energia seja mais acessível aos condutores de modelos elétricos.

O produto atua como uma estação de carregamento portátil de 22 kW que funciona em todos os veículos elétricos com tomadas de carregamento tipo 2 ou 1, tornando possível que seja funcional em todo o mundo. A companhia destaca que isso é possível por conta de um sistema de adaptadores que atuam de forma parecida com um hub USB Universal que unifica todas as tomadas de carregamento.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.